21 de jan. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, janeiro 21, 2013


Atividade que foi realizada teve como tema central: Crime, Violência e Substâncias psicoativas. A proposta do grupo foi a apresentação do trecho do filme Juventude Rebelde e a música do rapper Mv Bill Marquinhos Cabeção, seguida de discussão sobre a temática da aula.
Por ser um tema no qual os alunos tenham um contato cotidiano em maior ou menor grau já era esperada tanto uma participação mais contundente devido a um conjunto de idéias previamente formadas, haja vista a exposição que a violência associada a substâncias ilícitas tem no dia-a-dia.
A tônica do debate foi apresentar uma proposta de desvinculação desses fatores a uma condição ontológica de uma determinada classe social (pobres) e/ou grupo étnico (afro descendente) e problematizar tanto o fator da condição social como o papel da sociedade civil com suas instituições privadas e do aparelho coercitivo do Estado.
Ao longo do debate na sala, os alunos expressaram suas opiniões sobre o tema da violência, discutindo sobre um tema que para eles é recorrente no dia-a-dia de cada um. Além da violência foram abordados temas transversais como discriminação étnica e racial, desigualdade social, mídia e violência além de direitos humanos. O debate foi em linha geral muito produtivo e que mais do que esclarecer dúvidas ou mal entendidos, suscitou o levantamento de outros questionamentos acerca de temas transversais, mas diretamente ligados à violência e suas origens e produtos imediatos e espera-se que esse tema se multiplique enquanto discussão tanto nas casas quanto no meio social de cada estudante.
Apesar de na primeira turma ter uma resposta positiva com a participação de alguns alunos, os problemas estruturais do colégio voltaram a se fazer presentes e comprometeram à atividade nas demais turmas. A apresentação do filme, a música e a discussão do tema não tiveram o efeito desejado devido à falta de água crônica que atinge o Colégio Estadual David Mendes Pereira, que impossibilita que os alunos do colégio permaneçam no mesmo até o fim do dia letivo.
Outro fator que contribuiu de forma negativa é período do ano letivo, atípico por causa da greve dos professores ocorrida em 2012, que acabou atrasando o calendário letivo e que prejudicou principalmente as turmas do terceiro ano que prestaram o vestibular.