2 de out. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, outubro 02, 2012

No dia 22 de setembro de 2012, sob a supervisão da professora Roberta Yoshimura do Colégio David Mendes, foi realizada a terceira atividade dos bolsistas: Mardson Alves, Ana Paula Gomes, Deise Brito e Juliana Nadjanara, a qual consistiu em uma oficina intitulada “Oficio de Sociólogo” aplicada a três turmas de 3° ano.  A proposta da atividade foi fazer com que os alunos vivenciassem a prática sociológica da pesquisa.

Iniciamos a atividade fazendo uma exposição teórica sobre o que é a pesquisa, como fazê-la e como deve se comportar o pesquisador no momento da entrevista, além disso, falamos um pouco dos novos arranjos familiares.
Após tal explanação, solicitamos aos alunos que formassem quatro grupos de cinco pessoas para produzir um roteiro de perguntas.  Tal roteiro deveria ser posteriormente aplicado a pessoas acima de 45 anos de idade, fazendo assim o levantamento de dados, com o objeto de pesquisar os novos arranjos familiares através das vivências dessas pessoas, as informações obtidas deveriam ser sistematizadas tendo como base bibliográfica o capitulo 12 do livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.  O relatório deve ser entregue a professora com peso de 0-4 pontos, além disso, os alunos também terão oportunidade de trazer para sala de aula alguns trechos das entrevistas que acharam mais interessante para expor e interagir com a turma.
Essa atividade foi bem aceita pelos alunos, que se mostraram interessados e empolgados com uma visão da sociologia de forma mais pratica. Agora aguardamos a entrega dos trabalhos ansiosos com as respostas que obtiveram e analises realizada.