21 de nov. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, novembro 21, 2011
Estivemos no período de 14 à 18 de novembro participando do 1º PIBID Sociologia Intercâmbio, promovido pela Universidade Federal de Campina Grande e realizado em seu Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, campus de Sumé, no Cariri Ocidental do Estado da Paraíba. Além da Universidade Federal da Bahia representada pelo Dr. Luiz Claudio Lourenço, estiveram presentes: Universidade Estadual do Vale do Acaraú representada pela Dra. Rosângela Duarte Pimenta, Universidade Federal de Sergipe representada pelo Dr. José Rodorval Ramalho, Universidade Federal de Campina Grande representada pelo Dr.  Rozenval de Almeida e Sousa. Totalizando quatro instituições de ensino superior com seus respectivos programas institucionais de bolsas de iniciação à docência.



O evento possuiu a característica diferencial da divisão em dois momentos, um primeiro institucional de apresentações, comunicações e palestras, e um segundo de caráter prático, onde ocorreu visitação às escolas públicas da região de Sumé, Santa Luzia e Serra Branca, possibilitando uma troca de metodologias pedagógicas entre os bolsistas, uma experiência diferencial para os estudantes da rede pública e maior alinhamento e visão das práticas do PIBID.


O 1º PIBID Sociologia Intercâmbio ocorreu de forma paralela a outro evento realizado pela UFCG, o De Repente Beat, evento cultural repleto de atrações como música, mostras de arte e filmes, enriquecendo o intercâmbio entre as universidades  e a integração dos bolsistas e coordenadores.


Em uma análise geral dos frutos gerados pelo encontro e seu novo modelo de intercâmbio podemos salientar a riqueza da troca de experiências realizadas nos colégios da região e seu potencial modificador das práticas  dos bolsistas locais e visitantes, também podemos destacar a capacidade de tal intercâmbio de fortalecer a visão positiva sobre a educação no país e do potencial de transformação do docente. Avaliando a organização do evento, todos os problemas encontrados não fugiram da normalidade esperada para uma primeira experiência, ao contrário, Rozenval de Almeida e Sousa e sua equipe de bolsistas realizaram um trabalho invejável, oferecendo aos visitantes um excelente evento que poderá ser considerado referência para a produção dos próximos intercâmbios do PIBID.