28 de mai. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, maio 28, 2011
Neste dia ocorreu a primeira atividade dos novos bolsistas do PIBID, ainda estranhos no Colégio Estadual Plataforma. Dois dos participantes já eram conhecidos e um deles, é o professor estagiário da turma onde foi realizada a atividade. As emoções eram as mais diversas... ansiedade, receio, estranhamento e muita expectativa diante do que seria feito, afinal, foi proposta uma atividade diferente e não havia como saber qual seria a reação dos alunos. As coisas aconteceram mais ou menos assim:


1º Ato

Kelly e Júlia são admitidas como alunas recém transferidas de outra cidade para a turma do segundo ano, são “adotadas” por alguns colegas que fazem questão de deixá-las à vontade, participam de trabalho em grupo, valendo nota, ouvem confidências diversas e inclusive o julgamento que fazem dos professores. Chega a hora do lanche – a merenda seria coletiva, cachorro quente levado para a escola pelos próprios alunos (costumam fazer esse tipo de confraternização), mas e as novatas que sequer contribuíram? Bobagem... são todos colegas e as meninas além de comer foram incentivadas a repetir caso ainda quisessem.

O intervalo terminou e era hora de outro grupo entrar em ação.

Entram os quatro: Gilda, Gustavo (o professor estagiário e membro do PIBID), Núbia e Joselinda; o Professor (efetivo) Pedro combinou que entraria depois. A sala estava em completa balbúrdia, o chão sujo por causa do lanche e os alunos bastante agitados. Um aluno fora buscar uma vassoura para varrer a sujeira e foi ajudado por uma colega. Sentaram-se todos, mas o alvoroço era intenso – compreensível, já que havia tanta gente estranha. Dois alunos preocuparam-se em  oferecer cadeiras. A encenação poderia continuar.


2º Ato

O Professor Pedro entra na sala e senta na “ala leste”. Gustavo e Núbia já eram conhecidos e Joselinda deveria se apresentar. Foi combinado que Joselinda fingiria séria gaga, e depois das hostilizações, simularia nervosismo e choro. Nesse momento houve uma perda de controle (que estava prevista) e aí os “problemas começaram”, alguns alunos riam, gritavam (Kelly e Júlia começaram); outros ficaram absolutamente sérios e outros saíram da sala por não tolerarem tanto desrespeito. Joselinda, “Indignada”, sai da sala também, enquanto Gustavo foi em direção ao grupo hostil, liderado por Júlia e Kelly, ameaçando levar as duas para a Diretoria caso não parassem com aquele comportamento reprovável. O grupo interveio porque as duas não eram as únicas culpadas. O Professor Pedro usa sua autoridade e convida as duas “alunas” a trocarem de lugar com o professor estagiário e a pibidiana gaga, a fim de sentirem como é estar na frente de um grupo... Elas então se apresentam como pibidiana... e aí o alvoroço foi geral! Alguns reclamaram de traição, outros riram a valer e cada um tinha uma opinião diferente a respeito da encenação.

     Porém, os ânimos foram se acalmando durante a apresentação das “atrizes” pibidianas, e depois de Joselinda (também “atriz”) se apresentar, desta vez sem gagueira. Então os pibidianos apresentaram suas propostas de atividades (que podem ser vistas no post apresentando o cronograma do PIBID Sociologia – CEP). A recepção acabou sendo boa. Mas...essa história continua...