Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Projeto Interdisciplinar
TEMA: "A educação Ambiental: Uma Filosofia de Vida"
OBJETIVO GERAL: Compreender os principais fatores que podem interferir no equilíbrio ambiental, proporcionando estratégias para a construção de um ambiente sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer a composição da atmosfera e o processo Aquecimento ambiental
- Estudar os principais meios de poluição das águas e do solo;
- Conhecer os principais meios de tratamento e reciclagem do lixo urbano;
- Entender a influência da Revolução Industrial e evolução tecnológica na poluição ambiental.
- Analisar as ações antrópicas no meio ambiente urbano.
ETAPAS:
- Orientação dos professores;
- Eleição do slogan/logotipo para o projeto (06/06)
- Exposição dos trabalhos (13, 14 e 15/06)
METODOLOGIA:
AÇÕES COLETIVAS:
Todas as turmas deverão realizar as seguintes atividades:
Todas as turmas deverão realizar as seguintes atividades:
- Solicitação a órgãos competentes da implantação de lixeiras para a coleta seletiva do lixo;
- Lançamento do Jornal Ambiental – Membros de cada sala deverão integrar a equipe que confeccionará o jornal;
- Construção projeto paisagístico – Limpeza e plantio de mudas de plantas em alguns espaços;
- Gincana “Escola Limpa” – A conscientização de não jogar lixo nos espaços da escola (salas, corredores, etc.) para a conservação do ambiente;
- Confecção de lixeiras para as salas de aula;
- Realização da “QUADRILHA JUNINA SUSTENTÁVEL” - membros de cada sala, trajando roupas e acessórios reciclados;
- Eleição do “REI E RAINHA DO MILHO SUSTENTÁVEL”. Um casal de cada sala desfilará trajando roupas e acessórios reciclados;
- Concurso do slogan para o projeto – Cada sala se inscreverá com um slogan;
- Concurso de paródias e poemas – cada sala se inscreverá com um poema ou paródia;
- Construção de um blog para a publicação de fotos, vídeos, textos, etc;
- Contribuição na ornamentação da escola para as festas juninas, reutilizando e reciclando materiais;
- Exposição de alimentos alternativos, que proporcionam o aproveitamento integral, feitos de cascas, sementes, talos, etc.;
- Elaboração de uma agenda de compromisso para a construção de um espaço escolar sustentável;
AÇÕES INTERDISCIPLINARES POR SÉRIE:
1º ano
- MATEMÁTICA: A matemática da conta de água; Análise quantitativa do lixo
- FÍSICA: Poluição sonora (Acústica)
- QUÍMICA: A química dos materiais (vidros, plásticos, etc.); Projeção do filme “Tiros em Colombine”; Mesa debatedora sobre: Convivência, conservação e política
- BIOLOGIA: A importância da preservação dos cursos de água doce
- LÍNGUA PORTUGUESA:
- INGLÊS:
- ARTES:
- CIÊNCIAS HUMANAS: Catástrofes ambientais
2º ano
- MATEMÁTICA: A matemática da conta de água
- FÍSICA: Climatização; Sistemas de geração de energia
- QUÍMICA: Projeção do filme “A história das coisas”; Mesa debatedora sobre: Consumo, reciclagem e economia
- BIOLOGIA: Efeitos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente
- LÍNGUA PORTUGUESA:
- INGLÊS:
- ARTES:
- CIÊNCIAS HUMANAS: Ações antrópicas no meio ambiente urbano (produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador - História)
- MATEMÁTICA: Análise e interpretação de gráficos e tabelas envolvendo questões ambientais
- FÍSICA: Iluminação da escola
- QUÍMICA: Simulação ou apresentação de experimentos para a produção de PAPEL RECICLADO e SABÃO; Projeção do filme “HOME”; Mesa debatedora sobre: Sustentabilidade e saúde
- BIOLOGIA: Aquecimento global: Causas, efeitos e soluções
- LÍNGUA PORTUGUESA:
- INGLÊS:
- ARTES:
- CIÊNCIAS HUMANAS: Meio Ambiente Urbano - Produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador. (História- formação sócio-cultural do Bairro/Geografia- Análise espacial/Filosofia e Sociologia-relações sociais e cidadania na comunidade.
DATAS:
- Concurso do slogan/logotipo e parodia: 06/06
- Exposição: 13/06: 1º ano
14/06: 2º ano
15/06: 3º ano
- Horário: 8:30 14:30 e 19:00 (inicio das atividades)
AVALIAÇÃO:
- TOTAL: 4,0 pontos
- Ficha de avaliação (relatório) dos líderes da sala (1,0);
- Ficha de avaliação dos professores (3,0)
OBSERVAÇÕES:
- Os alunos serão avaliados pelos professores a respeito dos seguintes critérios: PONTUALIDADE, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO, CONTEÚDO E LIMPEZA.
- Por ser um projeto para a educação ambiental, é imprescindível que haja minimização na produção de lixo. Portanto, cada sala é responsável por:
- O destino dos materiais produzidos a instituições;
- A coleta seletiva de todo lixo produzido no trabalho e o seu encaminhamento para instituições de reciclagem ou estações de coleta seletiva.
- A não obediência aos aspectos acima, implicará em perda de pontuação pela sala;
- Todo material produzido (painéis, materiais reciclados, etc.) deverá estar identificado com a turma e turno;