24 de mai. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, maio 24, 2011

Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes

Projeto Interdisciplinar 

TEMA: "A educação Ambiental: Uma Filosofia de Vida" 

OBJETIVO GERAL: Compreender os principais fatores que podem interferir no equilíbrio ambiental, proporcionando estratégias para a construção de um ambiente sustentável. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conhecer a composição da atmosfera e o processo Aquecimento ambiental  
  • Estudar os principais meios de poluição das águas e do solo;  
  • Conhecer os principais meios de tratamento e reciclagem do lixo urbano;  
  • Entender a influência da Revolução Industrial e evolução tecnológica na poluição ambiental. 
  • Analisar as ações antrópicas no meio ambiente urbano. 
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. 


ETAPAS: 
  • Orientação dos professores; 
  •  Eleição do slogan/logotipo  para o projeto (06/06)  
  • Exposição dos trabalhos (13, 14 e 15/06)


METODOLOGIA:
           
AÇÕES COLETIVAS:  
Todas as turmas deverão realizar as seguintes atividades:


  • Solicitação a órgãos competentes da implantação de lixeiras para a coleta seletiva do lixo; 
  • Lançamento do Jornal Ambiental – Membros de cada sala deverão integrar a equipe que confeccionará o jornal;
  • Construção projeto paisagístico – Limpeza e plantio de mudas de plantas em alguns espaços; 
  • Gincana “Escola Limpa” – A conscientização de não jogar lixo nos espaços da escola (salas, corredores, etc.) para a conservação do ambiente;
  • Confecção de lixeiras para as salas de aula;
  • Realização da “QUADRILHA JUNINA SUSTENTÁVEL” - membros de cada sala, trajando roupas e acessórios reciclados;
  • Eleição do “REI E RAINHA DO MILHO SUSTENTÁVEL”. Um casal de cada sala desfilará trajando roupas e acessórios reciclados; 
  • Concurso do slogan para o projeto – Cada sala se inscreverá com um slogan;
  • Concurso de paródias e poemas – cada sala se inscreverá com um poema ou paródia;
  • Construção de um blog para a publicação de fotos, vídeos, textos, etc;
  • Contribuição na ornamentação da escola para as festas juninas, reutilizando e reciclando materiais; 
  • Exposição de alimentos alternativos, que proporcionam o aproveitamento integral, feitos de cascas, sementes, talos, etc.;
  • Elaboração de uma agenda de compromisso para a construção de um espaço escolar sustentável; 


AÇÕES INTERDISCIPLINARES POR SÉRIE:
1º ano 


  • MATEMÁTICA: A matemática da conta de água; Análise quantitativa do lixo
  •  FÍSICA: Poluição sonora (Acústica)
  • QUÍMICA: A química dos materiais (vidros, plásticos, etc.); Projeção do filme “Tiros em Colombine”; Mesa debatedora sobre: Convivência, conservação e política
  • BIOLOGIA: A importância da preservação dos cursos de água doce
  • LÍNGUA PORTUGUESA:
  • INGLÊS:
  • ARTES:
  • CIÊNCIAS HUMANAS: Catástrofes ambientais
2º ano 
  • MATEMÁTICA: A matemática da conta de água
  • FÍSICA: Climatização; Sistemas de geração de energia
  • QUÍMICA: Projeção do filme “A história das coisas”; Mesa debatedora sobre: Consumo, reciclagem e economia
  • BIOLOGIA: Efeitos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente
  • LÍNGUA PORTUGUESA:
  •  INGLÊS:
  • ARTES:
  • CIÊNCIAS HUMANAS: Ações antrópicas no meio ambiente urbano (produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador - História) 
3º ano
  • MATEMÁTICA: Análise e interpretação de gráficos e tabelas envolvendo questões ambientais
  • FÍSICA: Iluminação da escola
  • QUÍMICA: Simulação ou apresentação de experimentos para a produção de PAPEL RECICLADO e SABÃO; Projeção do filme “HOME”; Mesa debatedora sobre: Sustentabilidade e saúde
  • BIOLOGIA: Aquecimento global: Causas, efeitos e soluções
  • LÍNGUA PORTUGUESA:
  • INGLÊS:
  • ARTES:
  • CIÊNCIAS HUMANAS: Meio Ambiente Urbano - Produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador. (História- formação sócio-cultural do Bairro/Geografia- Análise espacial/Filosofia e Sociologia-relações sociais e cidadania na comunidade.
DATAS:

  1. Concurso do slogan/logotipo e parodia: 06/06
  1. Exposição:  13/06: 1º ano
     14/06: 2º ano
                            15/06: 3º ano

  1. Horário: 8:30  14:30  e 19:00 (inicio das atividades) 
AVALIAÇÃO:

  1. TOTAL: 4,0 pontos
  1. Ficha de avaliação (relatório) dos líderes da sala (1,0);
  1. Ficha de avaliação dos professores (3,0)
OBSERVAÇÕES:

  • Os alunos serão avaliados pelos professores a respeito dos seguintes critérios: PONTUALIDADE, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO, CONTEÚDO E LIMPEZA.
  • Por ser um projeto para a educação ambiental, é imprescindível que haja minimização na produção de lixo. Portanto, cada sala é responsável por:
  1. O destino dos materiais produzidos a instituições;
  2. A coleta seletiva de todo lixo produzido no trabalho e o seu encaminhamento para instituições de reciclagem ou estações de coleta seletiva.
  • A não obediência aos aspectos acima, implicará em perda de pontuação pela sala;
  • Todo material produzido (painéis, materiais reciclados, etc.) deverá estar identificado com a turma e turno;