21 de abr. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, abril 21, 2015

No dia 20 de Março o Pibid Sociologia realizou sua última intervenção no Colégio Estadual Odorico Tavares sob a Supervisão do profº Cícero, e desenvolveu-se um debate sobre a relação entre escola e educação na formação do sujeito social, através da dinâmica da teia de ideias.

A atividade ocorreu nas turmas 3m1, 3m2, 3m4 e 3m5, na quinta (19) e sexta (20), sob a batuta dos bolsistas Lays, Rosa, Fred e Zosimo.
 

 
A partir do referencial teórico formulado por Durkheim, Bourdieu e Mészáros, os bolsistas desenvolveram a atividade a partir da explicação da função social da escola e da educação, ressaltando o papel de classe e transformador dessas instituições.

No primeiro momento, apresentou-se o Pibid e o subprojeto Sociologia paras as turmas do terceiro ano do CEOT, destacando o papel do projeto e a função dos bolsistas na escola. Em seguida, apresentou-se o tema da intervenção, e pediu-se aos discentes que atribuíssem uma característica (positiva ou negativa) à escola e à educação. Após esse momento, o/a estudante aplicaria a dinâmica “teia de ideias”: ele pegaria uma ponta de barbante e escolheria um colega (na diagonal) para receber o barbante. Esse, por sua vez, enunciaria suas impressões sobre a questão norteadora, e depois daria prosseguimento à dinâmica.
 
 
Após todos os/as discentes terem proposto suas impressões sobre a escola e a educação, os/as bolsistas abriam a discussão com reflexões trazidas a partir dos autores norteadores. Com isso, propiciou-se um espaço de franco debate, onde os/as estudante pudessem compreender a escola como instituição de diferenças, disputas e desigualdades e a educação como um campo de valores sociais.

Por fim, a atividade alcançou com sucesso seu objetivo, que fora apresentar o programa às turmas e ensejar uma reflexão crítica e sociologicamente orientada a temas cotidianos e atuais.

***

O profº Cícero e o Colégio Estadual Odorico Tavares, encerram suas atividades junto ao Pibid Sociologia UFBA, com a certeza do trabalho cumprido. Agradecemos ao apoio de todos os/as bolsistas que trabalharam junto à escola no período em que esta esteve vinculada ao programa. A participação desses/as futuros professores foi muito importante para a modificação do cotidiano escolar e para a formação de futuros professores mais ambientados e comprometidos com a realidade da educação no país.