2 de fev. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, fevereiro 02, 2015

De acordo com o que rege o Edital 01/2015 do Pibid Sociologia UFBA, que objetivou a seleção de um(a) supervisor(a) (professor(s) da Educação Básica) para atuar junto ao programa, divulgamos os(as) aprovados(as) no processo seletivo.

O processo seletivo teve sua abertura no dia 19/01, com as inscrições dos(as) candidatos(as), via e-mail, e tendo as inscrições sido encerradas no dia 23/01.

Após a análise dos documentos enviados e das cartas de motivações dos(as) candidatos, foram selecionadas duas candidatas para a entrevista, que ocorreu no dia 28/01, pela manhã, na sala do LASSOS, localizada no Pavilhão de Aulas Raul Seixas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, no campus de São Lázaro.

Participaram da entrevista Natália Figueirôa, Roberta Yoshimura e Cícero Muniz, supervisores do programa, contando também com a presença dps bolsistas ID Miguel Pereira, Taiala Águilan e Rômulo Iago Santos.

Desta forma, divulgamos as aprovadas para uma (01) vaga para supervisora do Pibid de Sociologia da UFBA:

1.    Deise Queiroz da Silva
2.    Nadia de Jesus Menezes

Solicitamos que a aprovada entre imediatamente em contato com o programa para instruções e realização de cadastro junto ao sistema do Pibid Institucional.

Informamos também que as demais candidatas selecionadas ficarão em cadastro reserva para futuras demandas de vagas.

Atenciosamente,

Equipe Pibid Sociologia UFBA
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, fevereiro 02, 2015
O Pibid Sociologia da UFBA desenvolveu, juntamente ao Pibid de Ciências Sociais da UFRN, um Seminário de Integração entre os programas durante o V Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, que aconteceu entre 08 e 12 de Dezembro de 2014 em Natal - RN. Tendo por finalidade estreitar laços, compartilhar competências e discutir as atuações dos Pibids no debate sobre o ensino de Sociologia, esse seminário objetivou também a elaboração de atividades em conjunto pelos dois projetos.

Representado por Miguel Pereira, Taiala Águilan, Rômulo Iago Santos, Zósimo Oliveira e Cícero Muniz,o Pibid Sociologia da UFBA apresentou algumas de suas ações desenvolvidas no ano de 2014 nas escolas filiadas ao programa, além de fazer um balanço crítico sobre as atividades internas do projeto.



O seminário, que foi planejado anteriormente pelos bolsistas Miguel Pereira (UFBA) e Gliciane Azevedo (UFRN), ocorreu durante dois dias, dia 11 e 12 de Dezembro de 2014, em paralelo às atividades do ENALIC. Nestes momentos ocorreram muitas discussões sobre o funcionamento dos dois Pibids e sobre as atividades feitas pelos programas nas escolas, buscando sempre fazer um comparativo entre as principais semelhanças e diferenças nas atuações dos dois programas.

No primeiro dia (11/12/2014), o seminário de Integração ocorreu pela manhã e houveram apresentações de atividades elaboradas pelos dois programas com a intenção de apresentar um pouco da metodologia e forma de atuação dos Pibids de Sociologia da UFBA e da UFRN nos colégios parceiros dos programas. Os bolsistas da UFRN apresentaram duas dinâmicas utilizadas por eles em sala de aula chamadas “Fotografando a imagem” e “Teatro do Oprimido”, que tinham como resultado imediato a interação entre os participantes da dinâmica com uma discussão rica de temas sociológicos. Os bolsistas da UFBA fizeram um relato de uma atividade feita no colégio Odorico Tavares, com o tema “Globalização e suas conseqüências no cotidiano” .

No segundo dia (12/12/2014), o seminário ocorreu durante o turno vespertino e houve apresentações de atividades já feitas anteriormente pelos bolsistas dos dois Pibids em sala de aula. Os estudantes da UFRN mostraram os seguintes trabalhos:uma dinâmica com uso dos corpos entrelaçados para discutir o tema “Indivíduo e Sociedade”; uma dinâmica de grupo com uso de desenho com diversas cores para discutir o tema “Diversidade cultural”; e uma atividade sobre Gênero e Sexualidade. Os bolsistas da UFBA apresentaram uma atividade intitulada “(Des)Construindo Gênero”, feita com os estudantes do Colégio Estadual Odorico Tavares.



Para finalizar o seminário, houve a discussão, baseada numa apresentação feita pelos bolsistas da UFBA, sobre o funcionamento do programa e sua estrutura de comissões: O Pibid de Ciências Sociais da UFRN com os subgrupos de “Leituras Sociais”, “Teatro do Oprimido” e “Análise de Imagem”, e o de Sociologia da UFBA com as comissões de “Pesquisa”, “Eventos”, “Material Didático” e “Informática”.


O seminário teve resultados muito positivos, haja vista que os dois programas puderam iniciar um canal de comunicação e compartilhamento de experiências que objetiva o enriquecimento mútuo de ambos projetos.Não obstante, o Seminário Integrado se constituiu como uma possibilidade de estabelecimento de parceria para futuros projetos em conjunto. O Pibid de Sociologia da UFBA acha de vital importância o fortalecimento dos laços com outros programas de Sociologia/Ciências Sociais de outras universidades,pois é o estabelecimento desta relação que propiciará a criação e consolidação de um debate cada vez mais rico sobre os rumos da Sociologia na Educação Básica no Brasil, destacando o papel decisivo que os bolsistas de Iniciação à Docência podem assumir nessa jornada.