4 de set. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, setembro 04, 2013
No dia 28 de agosto de 2013 foi realizada a última atividade do ciclo no Colégio David Mendes com as turmas do segundo e terceiro ano. A temática sobre os Movimentos Sociais teve como objetivo conceituar os movimentos sociais, traçando uma distinção entre estes e a ação coletiva, levando em consideração o conceito de Alan Touraine.


No primeiro momento as bolsistas: Patrícia e Soraia para estimular a participação das turmas apresentaram a música “Comida-Titãs”. Foi feita uma breve contextualização da história da música, em seguida houve um momento de conversa sobre os significados das estrofes da letra da música relacionando com a temática.



Depois de discutir coletivamente sobre a música houve uma exposição sobre a história dos movimentos sociais e as características, logo depois foi apresentado os slides com alguns movimentos sociais e fotos de ações coletivas. Por último, foi trabalhado o texto: Os Movimentos Sociais, autor Paulo Silvino Ribeiro.

Enquanto esperávamos a professora de matemática (e a energia elétrica) foi feita uma avaliação com os alunos do terceiro ano sobre a participação das bolsistas e as intervenções realizadas na unidade. Os alunos avaliaram positivamente, considerando que assim, as aulas são diferentes e ficam mais prazerosas. Agradecemos a Professora Roberta e aos Alunos pela acolhida.