29 de jul. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, julho 29, 2013
Estão todos convidados

 



23 de jul. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, julho 23, 2013
Nos dias 16 e 20 de julho de 2013, realizamos com as turmas do terceiro ano do Colégio Odorico Tavares, uma atividade sobre as relações de gênero na sociedade contemporânea, apresentando o surgimento e as principais pautas e bandeiras de luta do movimento feminista. A aula construiu uma continuidade com o tema anterior, que foi sobre os impactos da globalização nas relações de gênero e raça.

Atividade do dia 16 de julho com André e Ive.
 Inicialmente questionando o que os estudantes entendiam por feminismo e machismo, foi possível esclarecer as dúvidas que restaram da introdução do assunto pelo professor Cícero Muniz. Através da apresentação de slides dinâmicos perguntamos aos estudantes o que eles entendem por sexo, gênero e orientação sexual, para em seguida mostrar a diferença entre esses conceitos. No debate sobre as relações de gênero as discussões foram intensas e os alunos demonstraram opiniões e percepções fortes em relação ao assunto. 
Quando falamos das desigualdades nas relações de gênero socialmente construídas ao longo da história, enfatizando a inferioridade atribuída à mulher durante muito tempo, alguns alunos questionaram a situação social da mulher e falaram que a relação da mulher com o corpo e o trabalho muitas vezes não passa de uma escolha individual da própria mulher. Partindo de premissas como estas, que responsabilizam a mulher por sua situação e individualizam a problemática de Gênero, buscamos construir diálogo com os estudantes sobre os fatores de coerção social e a importância do Movimento Feminista na luta política pelas conquistas dos direitos igualitários como o direito a voto e a liberdade de expressão e dos direitos de proteção da Mulher.


Atividade do dia 20 de julho com Rubens, Saul e Robelle.
O nível do debate foi excelente, com os estudantes participando bastante da atividade, trazendo suas visões sobre a mulher, as relações de gênero e o movimento feminista. Foi possível desnaturalizar inúmeras situações onde o preconceito de gênero está presente e criticar as posturas encontradas na mídia em suas representações de masculino e feminino. Conseguimos levantar algumas questões novas e problematizar outras já conhecidas, gerando um confronto de diferentes visões sobre a realidade.

18 de jul. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, julho 18, 2013
Hoje, dia 18 de Julho de 2013, foi realizado na sala 2 do PASL uma atividade de apresentação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência para os novos bolsistas. O Ministério de Relações e da Informática promoveu o evento contando com a presença de supervisores e bolsistas de outras comissões que se voluntariaram com a causa.
Durante a atividade foi apresentado o objetivo do programa e seu funcionamento tanto dentro das escolas como fora da mesma, a divisão de bolsistas nas escolas e nas comissões, quais são e pra que servem as comissões, a estrutura Coordenador – Supervisores – Bolsistas, dinâmica supervisor – bolsistas e bolsistas – bolsistas organizados dentro das escolas e dentro das comissões.

Também houve falas sobre o Estatuto Interno do Pibid, que abarca os direitos e deveres do coordenador, dos supervisores e dos bolsistas, e foram tiradas dúvidas dos novos bolsistas.

Sejam todos bem vindos ao Pibid Sociologia UFBA!

Apresentação usada: 

5 de jul. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sexta-feira, julho 05, 2013
PROCESSO SELETIVO PIBID SOCIOLOGIA

APROVADOS POR ORDEM ALFABÉTICA:

- Caio Sérgio Santos
- George da Hora Silva
- Jucidalva Nascimento Gomes
- Zósimo Ferreira de Oliveira