26 de jun. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, junho 26, 2013
O coordenador do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – SOCIOLOGIA torna público aos alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia a abertura de seleção para 02 novos bolsistas.

Do Prazo para Inscrições
As inscrições ocorrerão no período de 27 de junho a 3 de julho de 2013, na Secretaria do Colegiado de Ciências Sociais de 08h30 às 12h e na sala da secretaria geral da SBS no subsolo do CRH, das 14 horas às 16 horas. A documentação exigida deverá ser entregue em envelope lacrado, com identificação do(a) candidato(a) para Raquel, ou na sua falta, depositada embaixo da porta.

Exigências e Documentos para Inscrição
Para se inscrever como bolsista de iniciação à docência o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
I-                    Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após ser aprovado pela CAPES;
II-                  No momento da assinatura do Termo de Compromisso, não receber outra bolsa de qualquer  natureza, da instituição ou de órgãos de fomento federal, estadual ou municipal;           
III-                Ter disponibilidade de 20 horas semanais para participar do conjunto das atividades propostas, incluindo a participação em reuniões na universidade e nas escolas em que o projeto foi implementado;
IV-               Possuir conhecimentos em informática básica;
V-                 Ter concluído no mínimo um semestre do currículo base do curso;
VI-               Possuir preferencialmente coeficiente de rendimento equivalente a 7 ou superior;
VII-             Estar cursando a licenciatura do curso de ciências sociais;
VIII-           Ter disponibilidade para frequentar o curso de idiomas oferecido pela UFBA.
No ato da inscrição, o candidato deverá entregar envelope lacrado com os seguintes documentos:
I Carta com justificativa do interesse em participar como bolsista do PIBID
II – Dados Cadastrais: Nome, endereço, e-mail, telefone, CPF, RG, n. de Matrícula.
III- Dados bancários: n. de conta corrente, agência e banco (preferencialmente do Banco do Brasil)
IV- Histórico escolar do curso atualizado;
V- Comprovante de matricula da UFBA;
VI- Cópia do CPF;
VII- Cópia da Carteira de Identidade;

O valor da Bolsa e as Definições da Atuação dos Bolsistas de Iniciação à Docência
A bolsa mensal de iniciação à docência será concedida pela CAPES, no valor de R$
400,00 (quatrocentos reais).

Os deveres do bolsista
Cabe aos bolsistas de iniciação à docência:
I- Dedicar-se, no período de vigência da bolsa, às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;
II- Executar o plano de atividades aprovado;
III- Manter atitudes de solidariedade e respeito a toda a comunidade escolar e atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente;
IV- Assinar Termo de Compromisso obrigando-se a cumprir as metas pactuadas pela UFBA no projeto e a devolver à CAPES eventuais benefícios recebidos indevidamente;
V- Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os na instituição onde estuda e na escola onde exerceu as atividades, em eventos de iniciação à docência promovidos pela instituição e em ambiente virtual do PIBID organizado pela CAPES;
VI- Ter bom aproveitamento e não ser reprovado em duas unidades do curso de idiomas da UFBA.

Processo seletivo
 Todos os inscritos passarão por uma entrevista, que se realizará na quinta-feira dia 04 de julho as 8:30 na Secretária da SBS, no subsolo do CRH.

O resultado da seleção
A publicação do resultado acontecerá até o dia 09 de julho de 2013, no portal da PIBID-SOCIOLOGIA (http://portalpibidsociologiaufba.blogspot.com/). Os candidatos aprovados deverão comparecer em data, hora e local a ser divulgado na ocasião da publicação dos resultados,  para assinatura do termo de compromisso e recebimento de orientações sobre o inicio de suas atividades de iniciação à docência

Luiz Claudio Lourenço
Coordenador PIBID-SOCIOLOGIA
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, junho 26, 2013
Nos dias 07 e 11 de junho de 2013 forma realizadas com as turmas de terceiro ano do Colégio Estadual Odorico Tavares uma atividade com a temática Globalização: relações de gênero, etnia e classe.
A intervenção foi planejada para abordar o assunto central da unidade, a Globalização, e ao mesmo tempo oferecer uma visão que permitisse a compreensão do assunto de forma clara em um contexto atual e de fácil associação dos estudantes.
Atividade do dia 07 com Saul e Rubens
Através da utilização de slides, gráficos e aula expositiva no laboratório de informática, proporcionamos aos estudantes o contato com equipamento tecnológico como meio de pesquisa, onde no decorrer da aula foi solicitado a busca de informações relacionadas ao tema. 
Atividade do dia 11 com André e Ive
 A temática Globalização foi revisada brevemente, resolvendo-se as dúvidas restantes dos estudos anteriores da unidade. Através de perguntas simples levantamos informações sobre o que era entendido sobre este fenômeno e gradualmente trouxemos questionamentos sobre as influências culturais vivenciadas pelos estudantes e suas origens e motivações. Os gráficos utilizados contextualizaram o cenário global de desigualdades no mercado de trabalho em recortes por sexo e cor da pele, evidenciando as dificuldades enfrentadas pelas populações das cidades brasileiras.
Ao final da atividade abordamos o papel dos meios de comunicação modernos na mobilização social nos eventos recentes ocorridos no país, relacionando as reivindicações políticas com a maior possibilidade de interação e organização nos ambientes virtuais.
Slides utilizados no dia 11


18 de jun. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, junho 18, 2013

No dia 22 de maio de 2013 ocorreu a segunda intervenção no Colégio David Mendes, pelas bolsistas Élida Franco e Soraia Silva. Na turma do 2º ano, foi aplicada uma atividade sobre Instituição familiar, a mesma teve como objetivo geral identificar as mudanças e os novos arranjos que ocorreram ao longo do tempo na estrutura da família brasileira. A primeira parte consistiu na exposição de conceitos como “família”, “casamento”, “divórcio”, “novos arranjos familiares”, entre outros. Em seguida houve exibição de imagens de diversas formas de organização familiar e os estudantes foram questionados se tais imagens representavam de fato uma família. Por último os estudantes formaram grupos e elaboram cartazes contendo uma estrutura familiar, na qual deveriam destacar os papéis que cada indivíduo representava dentro da instituição. Os cartazes foram apresentados ao final da elaboração. 


Na turma do 3º ano, o tema da atividade foi “Globalização e desigualdades sociais”, a mesma teve como objetivo geral identificar a relação entre os processos de globalização e as desigualdades sociais. A primeira etapa consistiu na exibição do curta “Globalização”, o qual aborda diversos aspectos do fenômeno, em seguida trabalhamos com o conceito de globalização articulando o mesmo com as desigualdades sociais, apontando nesse contexto o que pode ser considerado o maior desafio: a busca pela garantia que a globalização beneficie as pessoas em todos os lugares, não somente aquelas que se encontram em situação de privilégio. Posteriormente foram exibidas charges sobre desigualdade social e os estudantes expressaram suas opiniões acerca do que as imagens representavam. A segunda etapa teve como ênfase as multinacionais e a exposição do caso Zara, rede de lojas de roupas e acessórios com sede na Espanha, a qual equipes de fiscalização trabalhistas flagraram trabalhadores estrangeiros submetidos a condições análogas a escravidão, produzindo peças de roupa da respectiva marca, na cidade de São Paulo, em 2011. Foi trabalhado com os estudantes o conceito de trabalho análogo à escravidão de acordo com Organização Internacional do Trabalho (OIT). Por fim os estudantes elaboram cartazes com características as quais consideravam importantes para que o trabalhador viva dignamente através do seu trabalho.

17 de jun. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, junho 17, 2013
PROCESSO SELETIVO PIBID SOCIOLOGIA

APROVADOS POR ORDEM ALFABÉTICA:

- Frederico Solon Silva dos Santos
- Nailtom Máximo dos Santos
- Taiala Águilan Nunes dos Santos


12 de jun. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, junho 12, 2013

A primeira atividade com a turma do 3º ano do Instituto Educacional Isaias Alves aconteceu no dia 07/05/2013 e teve como tema “globalização e a velocidade de informação”, tendo como propósito básico problematizar com os alunos uma das faces mais latentes da globalização: a velocidade da informação. A atividade foi ministrada pelos bolsistas Miguel Pereira e Rômulo Iago Santos.
A atividade foi iniciada com uma breve explanação sobre o que é Globalização e sobre a velocidade da informação na atualidade. Citando vários exemplos relacionados a música (Gangnam Style do artista sul-coreano PSY), a futebol (Final da Liga dos Campões da Europa) e a religião (processo de escolha do novo papa), os estudantes compreenderam as redes que o acesso a informação cria ao redor do mundo e as diferenças na velocidade do acesso a informação do tempo atual para os tempos antigos. Onde hoje sabemos o que acontece no outro lado do mundo e nos sensibilizamos, enquanto antigamente nem sequer saberíamos ou só meses, talvez anos, depois.



Com o intuito de fazer um comparativo entre a velocidade e qualidade das informações recebidas na atualidade e em tempos passados, fizemos uma dinâmica em que a turma foi dividida em duas equipes e cada uma ficaria responsável por pesquisar sobre um tema específico, uma iria para a biblioteca e uma pesquisaria da internet. Escolhemos o tema "Vida e obra de Isaias Alves (personalidade que dá nome ao colégio), e os alunos foram fazer as pesquisas.
Após a pesquisa das equipes, comparamos as respostas de cada grupo e o que ficou com o acervo literário ganhou com folga, chegaram com um número maior de informações e com dados mais específicos. Foi ai que o imponderável entrou em cena. A intenção inicial era mostrar aos estudantes que com a intenet fica mais facil e veloz obtermos a informação. Assim, a internet acaba que ditando um ritmo incessante pela busca da maximização tempo. Porém a biblioteca contava com um rico acervo de Isaias Alves e na internet apenas informações pontuais e quando reunimos os dois grupos para a conclusão, a discussão girou em torno não apenas de como essa informação chega ao nosso conhecimento e sim, de qual qualidade teria essa informação. 



Concluímos a intervenção enfatizando o debate sobre a veracidade e a qualidade dos fatos relatados no mundo atual, da lógica do “quem anunciar primeiro leva”. Usamos como exemplo o caso do El Pais que divulgou uma imagem falsa sobre o estado de saúde de Hugo Chavez que foi desmentida, na época, pelas filhas dele e o quanto isso foi prejudicial ao jornal. Enquanto falávamos sobre, a supervisora Natalia foi mostrando a imagem que o El Pais divulgou e a imagem que as filhas de Chavez postaram pela internet. Assim, ficou explícito que com a internet encontramos mais rápido os fatos pesquisados, já que o grupo da internet tinha coletado menos informações e passado a falsa impressão de que pela biblioteca seria mais rápido e mais específico.
Em suma, levando em consideração todos os contras, como o pouco tempo de aula, a atividade foi satisfatória, principalmente pelos fatos de que os alunos responderam positivamente, tanto em relação à atividade quanto à presença do PIBID, e de que a atividade cumpriu o seu objetivo.

10 de jun. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, junho 10, 2013
A atividade de apresentação do PIBID- Sociologia se deu em dois dias - 07 e 09 maio – para contemplar o maior número possível de turmas do 3º ano. Para tanto, os bolsistas André Sobral e Robelle Damasceno ficaram responsáveis pela apresentação no primeiro dia nas turmas 3M1 e 3M4 e no segundo, Ive de Carvalho, Rubens Ferreira e Saul Costa com as turmas 3M7, 3M5 e 3M2.
Para este primeiro contato com as turmas foi escolhida a dinâmica de grupo “Teia de idéias” – idealizada pela Comissão de Ludicidade - ajustando ao tema que proposto: Sociologia e Escola.
Antes dos estudantes chegarem à sala, dispomos as cadeiras em um círculo para otimizar o tempo da intervenção. A dinâmica foi iniciada por uma apresentação do Programa de Iniciação à Docência e seus objetivos, dos bolsistas Pibid e os estudantes, para que pudéssemos nos relacionar de uma maneira mais horizontalizada, facilitando a interação. Em seguida, esclarecemos que a intervenção consistia em cada integrante do círculo apresentar-se, responder à uma pergunta sobre o tema acima citado, fazer um questionamento direcionado à um seguinte integrante e lançar o rolo do barbante; e assim sucessivamente.



A atividade supracitada ocorreu de forma prática e um debate foi desenvolvido entre todos que participavam da roda, o conteúdo em que se desenvolveu a discussão foi em relação a sociologia e a educação, tendo como apoio teórico as contribuições de Durkheim, Bourdieu e Mészáros.
 Na primeira turma, os bolsistas executaram um bloco de perguntas temáticas para guiar a atividade. Entretanto, nas turmas seguintes os estudantes mostraram-se mais propositivos e questionadores, atendo-se ao tema proposto e levantando questões, críticas e sugestões interessantes a cerca do sistema público de ensino, sua qualidade e eficiência, além do papel do estudante enquanto cidadão ativo e do educador enquanto agente de formação e sendo ambos dotados de equivalente importância no processo educacional. Ressaltando que cada palavra dita no círculo, vinha acompanhada de uma explicação, tanto dos alunos, quanto dos bolsistas e supervisor.
A partir deste ponto a intervenção seguiu à contento, tanto nas discussões e esclarecimentos sobre o ensino da Sociologia no Ensino Médio, quanto no ambiente aprazível criado pela participação dos próprios bolsistas junto à turma, assumindo não só a orientação da atividade como participando das rodadas de perguntas, assumindo também o papel de estudantes oriundos do ensino público estadual e por ora, graduandos de uma universidade pública.



Por fim, a rede formada pelo barbante explicou de forma lúdica como se dá o processo educacional e de construção do conhecimento salientando a ligação entre todos e quão importante são as relações e interações dos indivíduos numa sociedade.

8 de jun. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, junho 08, 2013
No dia 08 de maio de 2013, no Colégio David Mendes, as bolsistas Élida Franco e Soraia Silva aplicaram uma atividade no segundo e no terceiro ano do referido Colégio. No segundo ano desenvolvemos com os estudantes a dinâmica.sobre papéis sociais nas instituições, esta foi baseada na dinâmica sobre preconceito e papéis sociais aplicada pelo professor Carlos Linhares no seminário interno do PIBID Sociologia. Os adesivos continham papéis como “mãe, “pai”, “professor”, “estudante”, “pai de santo” e etc. Ao final, fizemos uma discussão sobre as instituições sociais e o papel dos indivíduos.





No terceiro ano trabalhamos com o tema “Globalização”, iniciamos a atividade com a exibição de um vídeo, como os estudantes estavam iniciando o estudo sobre o tema, utilizamos o vídeo “Plano MTV Globalização”, pois o mesmo apresenta uma visão geral sobre a globalização e possui uma linguagem acessível para o referido público. Ainda exibimos um trecho do documentário “Milton Santos – por uma outra globalização”. Em seguida, foi entregue aos estudantes um texto extraído do livro “Por uma outra globalização”, de Milton Santos. Após a exibição dos vídeos, lemos em conjunto o texto distribuído e discutimos o que os estudantes entendiam por globalização.
 




Por fim, em grupo, foi respondido um questionário que constava após o texto.

6 de jun. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, junho 06, 2013
O coordenador do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – SOCIOLOGIA torna público aos alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia a abertura de seleção para 03 novos bolsistas.
Do Prazo para Inscrições

As inscrições ocorrerão no período de 05 a 07 de junho de 2013, na Secretaria do Colegiado de Ciências Sociais de 08h30 às 12h e na sala da secretaria geral da SBS no subsolo do CRH, das 14 horas às 16 horas. A documentação exigida deverá ser entregue em envelope lacrado, com identificação do(a) candidato(a) para Raquel, ou na sua falta, depositada embaixo da porta.


Exigências e Documentos para Inscrição
Para se inscrever como bolsista de iniciação à docência o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

I- Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após ser aprovado pela CAPES;
II- No momento da assinatura do Termo de Compromisso, não receber outra bolsa de qualquer natureza, da instituição ou de órgãos de fomento federal, estadual ou municipal; 
III- Ter disponibilidade de 20 horas semanais para participar do conjunto das atividades propostas, incluindo a participação em reuniões na universidade e nas escolas em que o projeto foi implementado;
IV- Possuir conhecimentos em informática básica;
V- Ter concluído no mínimo um semestre do currículo base do curso;
VI- Possuir preferencialmente coeficiente de rendimento equivalente a 7 ou superior;
VII- Estar cursando a licenciatura do curso de ciências sociais;
VIII- Ter disponibilidade para frequentar o curso de idiomas oferecido pela UFBA.

No ato da inscrição, o candidato deverá entregar envelope lacrado com os seguintes documentos:
I - Carta com justificativa do interesse em participar como bolsista do PIBID
II – Dados Cadastrais: Nome, endereço, e-mail, telefone, CPF, RG, n. de Matrícula.
III- Dados bancários: n. de conta corrente, agência e banco (preferencialmente do Banco do Brasil)
IV- Histórico escolar do curso atualizado;
V- Comprovante de matricula da UFBA;
VI- Cópia do CPF;
VII- Cópia da Carteira de Identidade;

O valor da Bolsa e as Definições da Atuação dos Bolsistas de Iniciação à Docência

A bolsa mensal de iniciação à docência será concedida pela CAPES, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Os deveres do bolsista
Cabe aos bolsistas de iniciação à docência:

I- Dedicar-se, no período de vigência da bolsa, às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;
II- Executar o plano de atividades aprovado;
III- Manter atitudes de solidariedade e respeito a toda a comunidade escolar e atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente;
IV- Assinar Termo de Compromisso obrigando-se a cumprir as metas pactuadas pela UFBA no projeto e a devolver à CAPES eventuais benefícios recebidos indevidamente;
V- Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os na instituição onde estuda e na escola onde exerceu as atividades, em eventos de iniciação à docência promovidos pela instituição e em ambiente virtual do PIBID organizado pela CAPES;
VI- Ter bom aproveitamento e não ser reprovado em duas unidades do curso de idiomas da UFBA.

Processo seletivo
Todos os inscritos passarão por uma entrevista, que se realizará na segunda-feira dia 12 de junho as 8:30 na Secretária da SBS, no subsolo do CRH.

O resultado da seleção
A publicação do resultado acontecerá até o dia 14 de junho de 2013, no portal da PIBID-SOCIOLOGIA (http://portalpibidsociologiaufba.blogspot.com/). Os candidatos aprovados deverão comparecer em data, hora e local a ser divulgado na ocasião da publicação dos resultados, para assinatura do termo de compromisso e recebimento de orientações sobre o inicio de suas atividades de iniciação à docência

Luiz Claudio Lourenço

Coordenador PIBID-SOCIOLOGIA