30 de abr. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, abril 30, 2013
Nos dias 24 e 26 de abril de 2013 ocorreu no campus da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de São Lázaro um conjunto de atividades do programa institucional de bolsa de iniciação à docência da área de Sociologia da Universidade Federal da Bahia.


Na manhã do dia 24 foi realizada uma oficina preparatória da pesquisa que busca mapear o perfil do professor da disciplina Sociologia no ensino médio. "Panorama do Ensino de Sociologia na cidade de Salvador", é um esforço censitário baseado no instrumento questionário, e como parte dos esforços de qualificação dos pesquisadores na metodologia da investigação, realizamos uma explanação teórica seguida de prática.

Oficina na manhã do dia 24, entrevistas simuladas para treinar o pesquisador.

Realizamos a aplicação do instrumento de pesquisa de forma supervisionada, observando as dificuldades e corrigindo os erros de preenchimento do material. Neste dia também foi distribuído o material a ser utilizado por cada bolsista na coleta dos dados durante a visita às escolas.

Na manhã do dia 26 iniciamos as atividades com uma dinâmica organizada pela comissão de Ludicidade, onde utilizando um novelo de barbante um integrante do programa responderia a pergunta "o que é o PIBID para você?" e em seguida passaria o novelo para outro membro mas ainda reteria o fio, de forma a construir uma rede entre os participantes e possibilitar um espaço de expressão e escuta. O envolvente jogo resultou em uma árvore de palavras que explicou o que é o programa segundo a visão de seus membros. As regras eram simples, mas o desafio era imenso. A “Árvore do Pibid” ficou recheada de sentimentos e metas de cada participante. Foi um momento emocionante para a maioria dos integrantes do programa, principalmente os mais antigos.

Dinâmica conduzida pela comissão da Ludicidade na manhã do dia 26

Após a dinâmica da comissão de Ludicidade do Pibid Sociologia UFBA, foi iniciada a apresentação dos trabalhos aprovados no ENESEB 2013. O primeiro trabalho foi apresentado pelo professor Iuri Messias, que abordou o tema do uso de audiovisuais dentro da sala de aula, perpassando por tópicos como o que é filme bom e ruim, quanto tempo o audiovisual deve ter para não atrapalhar a aula e o preconceito que o método sofre dentro da categoria de professores, que são vistos como despreparados: “quem passa filme em sala é por que não quer planejar aula”. 


Em seguida, as bolsistas Élida Franco, Deise Brito e Patrícia Cerqueira expuseram o projeto de painel, ainda em andamento, sobre a temática da mídia impressa em Salvador, Com foco em três jornais: Massa, A tarde e Correio. Apresentaram uma análise com base em enquadramento midiático, colocando críticas sobre o intuito, o modo de escrita e direcionamento de público de cada jornal. O professor Cícero Muniz apresentou o trabalho aprovado no evento sobre a historização do ensino de sociologia promovido pelo material didático selecionado pelo governo e utilizado amplamente nas salas de aula, levantando o debate sobre as metodologias aplicadas na passagem do conteúdo da disciplina.

As bolsistas Ive Pereira, Lorena Correia e Ananda Cerqueira apresentaram também seu trabalho aprovado no congresso em formato de poster, tratando da temática revolução e reforma, apresentando suas diferenças e relevância no ensino de Sociologia. As professoras Liliam Meireles e Roberta Yoshimura e os bolsistas André Sobral, Rebecca Patas, Fabiane Cerqueira e Roselene de Jesus, também aprovadas no evento não apresentaram suas atividades aprovadas no congresso devido ao curto tempo disponível. A professora Natália Lima Figueiroa e os bolsistas Rubens Ferreira Da Silva Junior e Luiz Paulo Carvalho Piris De Oliveira que são parte dos responsáveis pela dinâmica realizada com o novelo de barbante também foram aprovados no ENESEB com a apresentação "Sociologia E Ludicidade: Quando A Prática Docente Solicita A Pesquisa".
Dinâmica realizada pelo professor Carlos Linhares na tarde do dia 26

Ao final do dia 26 recebemos o professor Carlos Linhares, que organizou uma palestra sobre auto estima e determinação no trabalho e em seguida realizou uma dinâmica sobre preconceito e papéis sociais, criando uma oportunidade de reflexão e integração, além de plantar a semente de mais uma técnica no ensino de sociologia. A dinâmica consistiu de adesivos com atores e papéis escritos, estes foram colados nas testas dos participantes que não poderiam saber o que há em sua testa. Foi possível experienciar como o preconceito afeta a vida e a estima dos que o sofrem e como este ocorre de forma velada.

As atividades ocorridas entre os dias 24 e 26 de Abril são sintomáticas da transformação que se passa no PIBID Sociologia da UFBA, que cresce, se complexifica e torna-se um local de enriquecimento e aprendizado ímpar.

22 de abr. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, abril 22, 2013
A segunda atividade com a turma v9 do 1º ano do Colégio Estadual Thales de Azevedo ocorreu no dia 04/12/2012, e teve como temática “Estrutura Social e Desigualdades”. Com o intuito de levar os alunos a entender de forma compreensiva o tema proposto, incentivando-os a uma analise critica dos fatos, afim de que os mesmos pudessem expressar sua opinião e fundamentá-las, através do conteúdo que foi direcionado da seguinte forma: Breve explanação dos conceitos chaves relacionados ao tema, apresentação do vídeo “Nós por nós mesmos”, formação de dois grupos que foram caracterizados de forma figurada entre patrão e empregados e, por fim, debate que representou as relações acima mencionadas.
A atividade foi iniciada com a explanação do conceito de classe social e dominação, logo após foi apresentado o vídeo que mostrava a exploração do homem dentro do sistema capitalista. Os alunos participaram de forma efetiva expressando suas opiniões sobre o tema. Em seguida a turma foi dividida em dois grupos aonde uma debateu com a outra sobre a luta de classes, sendo um grupo representando os burgueses e o outro representando os trabalhadores assalariados. A atividade correu de forma dinâmica e com alto índice de participação dos estudantes.

A atividade cumpriu o objetivo, que era ter dos/das estudantes um retorno sobre a idéia que eles tinham em relação a estratificação da sociedade em que vivemos. Mesmo com as dificuldades relacionadas à escassez de tempo para a realização completa da atividade, os alunos conseguiram fazer bem as relações entre o tema e o cotidiano delas, usando exemplos da relação entre eles mesmos e suas empregadas ou dos pais deles com seus patrões.

Utilizamos como recurso o data show para a exibição do vídeo. No final, fizemos o processo avaliativo da atividade pelos alunos, com o método de questões “Que Bom! (O que você gostou na atividade), Que Pena! (O que você não gostou na atividade) e Que tal? (Qual a sua sugestão para melhorarmos essa atividade)”.

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, abril 22, 2013
A primeira atividade com a turma v9 do 1º ano do Colégio Estadual Thales de Azevedo ocorreu no dia 21/11/2012, e teve como temática “Estrutura social e desigualdades”. Com o objetivo de Compreender o processo de organização de uma sociedade estratificada, através dos grupos sociais que a compõem, mediante a percepção acerca dos papéis e posições social e historicamente constituídas, num primeiro momento, exibimos a música “Firme e forte” do grupo Psirico. Em seguida os alunos destacaram na letra informações que consideraram relevantes. Logo após, os bolsistas anotaram no quadro diversos grupos sociais, que foram sugeridos pelos alunos, como grupos que eles se identificaram. A discussão foi em torno de como eles se comportam nesses grupos, ou seja, na escola, bairro e em outras atividades. Os alunos foram provocados a dizer como eles podem se relacionar com os outros grupos sociais.
 
A participação dos alunos se deu de forma efetiva, a ponto de todos eles expressarem suas ideias e opiniões de forma clara e objetiva. Percebemos que durante a atividade, as opiniões expostas pelos alunos tinham relação intensa com o cotidiano deles, fundamentando e contextualizando assim as teorias abordadas. Utilizamos como recurso o áudio da música e a letra da mesma para que os/as estudantes conseguissem acompanhar a música enquanto ela era tocada. No final, fizemos o processo avaliativo da atividade pelos alunos, com o método de questões “Que Bom! (O que você gostou na atividade), Que Pena! (O que você não gostou na atividade) e Que tal? (Qual a sua sugestão para melhorarmos essa atividade)”.
 

3 de abr. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, abril 03, 2013

O GAPECC – Grupo de Ação para Promoção Educacional Científico-Cultural é uma entidade não governamental, formada por universitários e vestibulandos que visa inicialmente desenvolver o senso crítico e o gosto pela aquisição do conhecimento em grupos socialmente excluídos – mulheres, deficientes, homossexuais, pretos, sendo este último nosso foco principal – proporcionando a estes o ingresso em instituições de Ensino Superior. O grupo defende a ação afirmativa de cotas raciais, devido ao perverso e imoral processo histórico sofrido pelos pretos. Promove a educação, cultura e ciência, incentivando a busca autônoma por parte dos educandos ao conhecimento. O Grupo de Ação para Promoção Educacional Científico-Cultural é formado por estudantes universitários e vestibulandos que se disponibilizaram a agir de forma totalmente voluntária combatendo o racismo e todas as formas de discriminação e opressão em prol da construção de uma sociedade mais justa.

O processo seletivo para educandos 2013 já começou. Interessados e interessadas podem ter acesso direito a informação no próprio blog do GAPECC AQUI.

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