22 de fev. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sexta-feira, fevereiro 22, 2013



Jogo passa ou repassa, Sociologia! – Colégio Odorico Tavares

A atividade lúdica “Passa ou repassa, Sociologia” foi aplicada no Colégio Odorico Tavares, em sua quadra esportiva, pelas bolsistas Ananda, Deise, Élida, Nana, Patrícia, Poliana e pelo bolsista Luiz Paulo sob a supervisão do professor Cícero Muniz no dia 19/01/13.  Esta atividade teve como objetivo avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Sociologia, pelos alunos do 3º ano, ao longo do ano letivo. Para tanto, foram formuladas inúmeras questões que versavam sobre as temáticas trabalhadas em sala de aula a cada unidade, a saber: globalização, sexo e gênero, crime e violência e meio ambiente.
A dinâmica do jogo consistia na leitura de perguntas baseadas nos assuntos das unidades, onde todas as equipes teriam um tempo para pensar nas opções de resposta e em seguida levantavam um cartão com sua opção de resposta. As equipes que erravam recebiam das equipes que acertavam uma “torta” no rosto, de modo harmônico e organizado. Ao final de um turno de 5 questões, a equipe com menos pontos era eliminada do certame, e as demais continuavam até que só sobrassem duas equipes para a final do jogo.
Após várias rodadas de perguntas que variavam do nível mais fácil ao mais difícil, erros e acertos, algumas equipes foram eliminadas ao ponto de só restar duas equipes se confrontando na final. A equipe vencedora ganhou duas caixas de chocolate como prêmio, e todos os demais participantes ganharam um brinde, enquanto exercício de uma reflexão pedagógica.
A atividade se mostrou necessária de alguns ajustes, porém a mesma foi bem recebida pela maioria dos alunos, que demonstraram espírito esportivo e demonstraram dominar o conteúdo da disciplina trabalhado ao longo do ano.

13 de fev. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, fevereiro 13, 2013

É com um misto de nostalgia pelo período passado no colégio David Mendes e uma sensação de dever cumprido que nós, bolsistas que estivemos no colégio, nos despedimos. A última atividade feita pelo PIBID no David Mendes no ano letivo de 2012 teve o tema “Substancias psicotrópicas e a internação compulsória”, que teve caráter expositivo, mas que também promoveu um debate que rendeu muitos frutos e conhecimento adquirido tanto para os alunos quanto para os bolsistas.
A atividade nas três turmas foi realizada no auditório do colégio e contou com a utilização do recurso de multimídia para a exposição de vídeos e fotos relacionados com o tema. Na primeira parte da aula em cada turma foi dedicada a uma abordagem expositiva do conteúdo (definição do termo “droga”, classificação, efeitos), entretanto ao longo da abordagem inicial, diversos alunos expuseram suas opiniões sobre o objeto da aula.
Na segunda parte foram passados dois vídeos da campanha de combate ao uso de crack na Bahia, cada um de um período diferente e logo após os alunos tiveram que primeiro explicar qual o tipo de mensagem que os vídeos passavam, para quem era endereçado e se esses vídeos poderiam ter algum tipo de efeito sobre ou usuários ou possíveis usuários, além de identificar uma possível mudança de postura de uma campanha para a outra.
Em seguida, foi exposto aos alunos o tema da internação compulsória para dependentes químicos, sendo que um bolsista ficou responsável por apresentar as justificativas e outro apontar as críticas sobre a proposta, estimulando os alunos a se posicionar a partir de suas visões sobre a questão a ser debatida. Também foram passadas uma série de perguntas sobre os assuntos abordados sobre o tema para que os alunos respondessem posteriormente por escrito.
A resposta da atividade foi positiva, muitos alunos participaram expondo suas opiniões e debatendo entre eles mesmos sobre as possiblidades da internação compulsória. Por se tratar de um assunto da esfera imediata de interesse (entenda-se esfera imediata de interesse um conjunto de assuntos ou objetos que se encontram mais próximos do indivíduo e por tanto geram uma pré-disposição de opinião), notou-se que tanto os alunos que participaram efetivamente da discussão, como os que responderam as questões relacionadas ao tema do uso de drogas, mostraram ter opinião mais ou menos dividida: enquanto uns atribuíram a utilização de substâncias ilícitas a agência do indivíduo, outros acreditam que o meio é fundamental para o uso de drogas. Com efeito, alguns alunos apresentaram uma perspectiva de “consenso” e atribuíram tanto o meio em que o indivíduo de encontra, quanto à vontade (ou falta dela), como fator para o consumo, evidenciando assim uma posição que denota uma multicausalidade.
Em relação às campanhas, a percepção de que o comercial teria pouco ou nenhum efeito sobre os potenciais alvos predominou entre todas as turmas, que perceberam também a mudança da abordagem feita pela propaganda, que possivelmente mudou o foco de um público para o outro.
Já em relação ao debate da internação compulsória as respostas oscilaram entre a opinião negativa sobre a internação, que não teria o efeito desejado, pois estaria ignorando a vontade do dependente químico à postura favorável com a ação do Estado, que visando o bem estar tanto do usuário de drogas, quanto o da sociedade, deveria agir no sentido de garantir o fim desejado.


Segue abaixo o link dos vídeos utilizados para a atividade:


Escolha Viver Sem Drogas - Pássaro - Pacto Pela Vida Bahia

Escolha Viver Sem Drogas - Coelho - Pacto Pela Vida Bahia

Escolha Viver Sem Drogas - Peixe- Pacto Pela Vida Bahia

Campanha Contra as Drogas - Crack

Operação recolhe usuários de crack no Jacarezinho

http://www.youtube.com/watch?v=8yrNpMPWFNM

Usuários de crack escapam de operação na Av. Brasil, Rio

http://www.youtube.com/watch?v=8Yp0iAD2HYI