29 de jan. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, janeiro 29, 2013
Atividade sobre Violência contra a mulher – Colégio Odorico Tavares

A atividade sobre violência contra a mulher foi aplicada no Colégio Odorico Tavares pelas bolsistas Ananda, Deise, Élida, Nana, Patrícia e Poliana com a ajuda do supervisor Cícero Muniz. Essa atividade teve como objetivo mostrar aos estudantes como se dá a violência contra a mulher e como ela aparece de forma mais sutil (músicas, piadas), explicar a respeito da Lei Maria da Penha e como ela vem sendo mais utilizada desde que foi criada.
Inicialmente, as bolsistas apresentaram um slide diferenciando sexo e gênero, e em seguida mostram quais são os tipos de violência, apresentando estatísticas, e logo após, explicam a Lei Maria da Penha, dando sempre espaço para que os estudantes argumentassem a respeito. Depois da apresentação dos slides, as bolsistas apresentam a música “Maria da Penha – Alcione”, que fala a respeito da lei, e analisam também diversas piadas e propagandas de televisão machistas, de  modo a incentivar o debate a respeito do que é violência, e de como esse tipo de coisa incita a violência contra a mulher.
O debate foi incitado durante todo o tempo de duração da atividade: Após a apresentação do slide, depois da música, e no momento da exposição das piadas, elas foram lidas por alunos diferentes, e para cada uma delas, os alunos faziam um comentário.



21 de jan. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, janeiro 21, 2013


Atividade que foi realizada teve como tema central: Crime, Violência e Substâncias psicoativas. A proposta do grupo foi a apresentação do trecho do filme Juventude Rebelde e a música do rapper Mv Bill Marquinhos Cabeção, seguida de discussão sobre a temática da aula.
Por ser um tema no qual os alunos tenham um contato cotidiano em maior ou menor grau já era esperada tanto uma participação mais contundente devido a um conjunto de idéias previamente formadas, haja vista a exposição que a violência associada a substâncias ilícitas tem no dia-a-dia.
A tônica do debate foi apresentar uma proposta de desvinculação desses fatores a uma condição ontológica de uma determinada classe social (pobres) e/ou grupo étnico (afro descendente) e problematizar tanto o fator da condição social como o papel da sociedade civil com suas instituições privadas e do aparelho coercitivo do Estado.
Ao longo do debate na sala, os alunos expressaram suas opiniões sobre o tema da violência, discutindo sobre um tema que para eles é recorrente no dia-a-dia de cada um. Além da violência foram abordados temas transversais como discriminação étnica e racial, desigualdade social, mídia e violência além de direitos humanos. O debate foi em linha geral muito produtivo e que mais do que esclarecer dúvidas ou mal entendidos, suscitou o levantamento de outros questionamentos acerca de temas transversais, mas diretamente ligados à violência e suas origens e produtos imediatos e espera-se que esse tema se multiplique enquanto discussão tanto nas casas quanto no meio social de cada estudante.
Apesar de na primeira turma ter uma resposta positiva com a participação de alguns alunos, os problemas estruturais do colégio voltaram a se fazer presentes e comprometeram à atividade nas demais turmas. A apresentação do filme, a música e a discussão do tema não tiveram o efeito desejado devido à falta de água crônica que atinge o Colégio Estadual David Mendes Pereira, que impossibilita que os alunos do colégio permaneçam no mesmo até o fim do dia letivo.
Outro fator que contribuiu de forma negativa é período do ano letivo, atípico por causa da greve dos professores ocorrida em 2012, que acabou atrasando o calendário letivo e que prejudicou principalmente as turmas do terceiro ano que prestaram o vestibular.       


18 de jan. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sexta-feira, janeiro 18, 2013

No dia 14 de dezembro de 2012 aconteceu no Colégio Estadual David Mendes Pereira a realização da intervenção com a temática: Trabalho Informal no verão de Salvador. Esta atividade foi planejada e elaborada pelos bolsistas Fabiane Cerqueira, Miguel Pereira, Rose Albuquerque, Paulo Oliveira e Rubens Ferreira em conjunto com a supervisora Roberta Yoshimura. O objetivo da intervenção foi desenvolver reflexões sobre a dinâmica do verão de Salvador dando maior evidencia a determinadas funções, como por exemplo: o trabalho de cordeiro. A justificativa da escolha está relacionada com o fato de que estes estão submetidos a condições sub-humanas e que no carnaval passam despercebidos ao olhar dos foliões. A atividade atendeu a expectativa na justa medida em que os alunos participaram de maneira construtiva ao debate, houveram depoimentos e relatos de estudantes que contaram sobre a experiencia de amigos, parentes e familiares que desempenham essa atividade. No bojo da discussão, os alunos passearam de maneira transversal sobre as discussões de classe, raça e violência.