14 de dez. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sexta-feira, dezembro 14, 2012

Realizamos no ICEIA no dia 11/12/2012 uma oficina com o tema Nacionalismo, onde juntamente com os estudantes desenvolvemos os conceitos estudados através da formulação de um cartaz.
Com o intuito de discutir os conceitos formados na unidade sobre o caráter do estado moderno e sua união simbólica, construímos uma nova nação em seus pontos de coesão social, criando:
Símbolos Nacionais (Bandeira, Escudo, Hino, Ídolo, Herói)
Tipo de regime (Ditadura, República, Parlamentarismo, Presidencialismo...)
Cultura (Música, Arte, Dança, Festas)
Religião (Quais crenças? Uma só ou muitas? Tolerância e liberdade?)
Economia (O que é importante? Indústria? Comércio? Educação?)


Cada equipe montou um modelo de nação em um papel metro, escolhendo através de recortes e colagem exemplificações das idéias que orientam suas nações, problematizando suas lideranças e expressões culturais, assim como ideais de economia e bem estar social.

8 de dez. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, dezembro 08, 2012

A atividade foi iniciada através da definição dos conceitos de Público e Privado e das esferas que englobam estes conceitos na sociedade. A partir das definições pudemos explorar o conhecimento vivencial dos estudantes através de relatos que exemplificavam os conceitos, partindo para a desmistificação de expressões populares que caracterizam o senso comum a cerca do objeto. 


Por fim apresentamos slides com charges a cerca da temática apresentada, abordando os conceitos de Clientelismo, Patrimonialismo e Nepotismo como práticas desviantes em um sistema que confunde as fronteiras entre o que é privado e o que é público, caindo recorrentemente em situações que figuram abuso de poder. A atividade foi encerrada com um trecho do filme “O Bem Amado”, onde as práticas são claras na interpretação dos personagens.

6 de dez. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, dezembro 06, 2012

Oficina sobre Bullying

    No dia 01 de dezembro de 2012 foi realizada a segunda atividade do PIBID de Sociologia no Colégio Odorico Tavares.  A sugestão do professor Cicero em trabalhar com o tema foi devido à realidade do colégio. As bolsistas: Ananda, Deise, Élida e Patrícia organizaram e promoveram uma Oficina sobre Bullying que foi aplicada nas sete turmas do terceiro ano. (3M1, 3M2, 3M3, 3M4, 3M5, 3M6 e 3M7).
O objetivo foi apresentar para os alunos da unidade escolar o fenômeno do bullying, os seus efeitos e as formas de se evitar essa prática no colégio, através de uma apresentação com materiais audiovisuais (apresentação em PowerPoint, vídeos etc.).
Em um primeiro momento foi-se desenvolvida uma apresentação enfocando a história e o conceito de bullying, seguido por uma distinção, através do enfoque sociológico do que se constituiria (e do que não se constituiria) o fenômeno do bullying. Buscou-se também dar relevo, sobretudo, as consequências do bullying para a vida das vítimas dessa forma de violência, bem como as implicações sociais que esse fenômeno também acarreta. Destacou-se também o papel da escola na prevenção e controle do bullying. Finalizou-se a apresentação com a análise de vídeos a cerca do caso Realengo, ocorrido em 2011.

Após a apresentação do fenômeno do bullying, as bolsistas do PIBID (Ananda, Élida, Deise e Patrícia) motivaram os alunos a um debate acerca do que foi exposto. O debate então motivou a analise e a reflexão pelos alunos do que foi apresentado, num primeiro momento, e depois passou-se a uma discussão acerca de experiências vividas e/ou próximas dos alunos. Por fim, dividiu-se os alunos presentes em quatro equipes, e as bolsistas os instruíram a produzir (cada equipe) um cartaz contendo mensagens de combate e/ou prevenção ao bullying. A questão que norteou esse segmento da atividade foi: Como evitar o bullying nas escolas?.
Por ser um tema recorrente na sociedade foi muito importante à realização dessa atividade, momento em que foi construída uma reflexão pelos alunos para evitar esse tipo de agressão que pode causar danos irreversíveis na vida futura de uma pessoa.

5 de dez. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, dezembro 05, 2012


Atividade: Análise dos Jornais sob a ótica do ENQUADRAMENTO!

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2012 no Colégio Estadual  Odorico Tavares, sob a supervisão do Prof. Cícero Muniz, foi realizada uma atividade sobre o enquadramento das noticias de crime nos principais jornais de Salvador: A Tarde, Massa e Correio. As bolsistas: Deise, Élida, Ananda e Patrícia aplicaram a atividade divididas em duplas nas sete turmas do 3º  ano (3M1, 3M2, 3M3, 3M4, 3M5, 3M6 e 3M7).
A presente atividade ocorreu em duas etapas  realizadas no mesmo dia. Inicialmente foi feito uma explanação acerca da violência em Salvador, com a apresentação de dados atualizados, depois apresentamos o  conceito de enquadramento aplicado  ao jornalismo, enfatizando a relação entre as noticias do crime e a forma como são construída pelos jornais, buscamos assim estimular uma atitude analítica e critica dos alunos. A partir das exposições, promovemos um pequeno debate na sala de aula, questionando os alunos sobre a influência do enquadramento das noticias nos leitores.


Na segunda etapa da atividade solicitamos aos alunos  que se dividissem em  3 grupos relacionados aos jornais: A Tarde, Massa e Correio, para dessa forma observarmos como a noticia do crime foi construída pelos jornal, a  analise escrita funcionou como uma forma de avaliação. Foi satisfatório  e gratificante para nós bolsistas do PIBID a participação dos alunos do Odorico no debate e na produção das analises.