30 de out. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, outubro 30, 2012
PROCESSO SELETIVO PIBID SOCIOLOGIA

APROVADOS POR ORDEM ALFABÉTICA:
- Paulo Henrique Dantas Pita.
- Rômulo Iago de Jesus e Santos.
- Tainã Assis Macedo.
*OBS: Entraremos em contato via email.

APROVADOS POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO PARA CADASTRO RESERVA:
1º Rendel Porto Morais
2º João Mateus Virgens Vieira
3º Carlos Roberto Falcão Ferreira Souza
4º Zosimo Ferreira de Oliveira
5º Rodrigo Anjos de Andrade e Silva
6º Vanessa Coelho Moraes
7º Taiala Aguilan Nunes dos Santos
8º Rodger Richer de Santana Rocha
**OBS: Serão chamados assim que surgirem novas vagas.


24 de out. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, outubro 24, 2012
Realizamos no colégio Central uma atividade no dia 10 de outubro de 2012 com o terceiro ano. Iniciamos a atividade construindo o conceito trabalho com os estudantes, “o que é o trabalho?”, questionado as noções construídas do trabalho como sofrimento, expondo o como: “energia humana transformada em ação para a realização de um fim, a capacidade de transformação das forças da natureza em benefício do homem.” Contextualizamos os diferentes modelos de produção aplicados durante a história da humanidade para organizar as atividades de trabalho. Apresentamos o conceito de Karl Marx, a mais valia, fonte dos lucros do sistema capitalista, onde ocorre a expropriação do trabalho coletivo e energia dos trabalhadores. Investigamos então as formas adotadas pelo parque industrial para viabilizar a expansão da mais valia, o fordismo (caracterizado pela produção em série e fragmentação do trabalho) e o taylorismo (maior eficiência e fiscalização do trabalho) e finalizamos realizando uma comparação entre as modalidades do trabalho intelectual e manual, diferenciando suas características e valor social.
 

23 de out. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, outubro 23, 2012

No dia 16 de outubro de 2012, no colégio ICEIA, supervisionados pela professora Natália, os bolsistas Élida, Saul e Patrícia realizaram uma atividade com o objetivo de compreender como os meios de comunicação impõem seu grande fluxo de mensagens ideológicas, causando o conformismo e a manipulação na sociedade. No primeiro momento os bolsistas fizeram uma contextualização das eleições de 1989 - a 1ª eleição direta para presidente no Brasil -, e depois exibiram trechos da edição do debate entre Collor e Lula exibida pelo Jornal Nacional em que os editores fizeram um compacto com o intuito de favorecer Collor e prejudicar Lula. No terceiro momento houve um debate sobre o que foi visto e os alunos explanaram suas impressões em relação ao vídeo. Em seguida os bolsistas fizeram comentários sobre a ideologia e a sua influência na sociedade, relacionando com o documentário. Os alunos demonstraram bastante interesse, problematizando questões sobre ideologia, meios de comunicação, partido político e eleições. 


10 de out. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, outubro 10, 2012
Já se perguntou como é a sala de aula em outros locais do mundo?
Acesse a reportagem!
http://www.hypeness.com.br/2012/10/fotografo-registra-salas-de-aula-ao-redor-do-mundo/

4 de out. de 2012

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| quinta-feira, outubro 04, 2012

No dia 02 de outubro de 2012, no colégio ICEIA, supervisionados pela professora Natália, os bolsistas Élida, Saul e Patrícia realizaram uma atividade que teve como objetivo discutir e problematizar com a turma o papel da Ideologia na sociedade capitalista. A atividade começou com a exibição do curta-metragem Ilha das Flores (1989) e foi seguida pela discussão de como o Capitalismo e a Divisão Social do Trabalho propiciou o surgimento de uma Ideologia que serviu de instrumento das classes mais favorecidas para naturalizar as desigualdades sociais. Também foram demonstradas algumas idéias difundidas no conjunto da sociedade e os principais meios de difusão da Ideologia. A turma foi muito receptiva com o tema e com o formato da atividade, opinando e participando bastante da aula.


2 de out. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, outubro 02, 2012
No dia 31 de agosto de 2012, no Colégio Estadual Davi Mendes Pereira, sob supervisão da professora Roberta Yoshimura, ocorreu uma atividade introdutória para se discutir o papel da escola, do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Os bolsistas Ana Paula, Deise, Mardson e Juliana aplicaram a atividade divididos em duplas nas três turmas do 3º ano.

Inicialmente foi apresentado aos alunos o PIBID, que é algo novo nesta escola, e falamos brevemente sobre o nosso curso e a importância da sociologia. Em seguida, inciamos uma pequena reflexão sobre o ambiente escolar, em que os alunos expuseram o seu pensamento sobre o tema debatido. Após ouvirmos os alunos foram distribuídas cópias da letra da música “Estudo Errado” de Gabriel O Pensador e exibido o clipe da música que se passa dentro de uma instituição escolar. A partir da letra da música e da leitura de Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, aprofundamos a discussão falando um pouco sobre a proposta educacional do autor e trabalhando pontos relevantes da música com os alunos. Todas as turmas foram bastante participativas e a atividade fluiu muito bem.
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, outubro 02, 2012

No dia 22 de setembro de 2012, sob a supervisão da professora Roberta Yoshimura do Colégio David Mendes, foi realizada a terceira atividade dos bolsistas: Mardson Alves, Ana Paula Gomes, Deise Brito e Juliana Nadjanara, a qual consistiu em uma oficina intitulada “Oficio de Sociólogo” aplicada a três turmas de 3° ano.  A proposta da atividade foi fazer com que os alunos vivenciassem a prática sociológica da pesquisa.

Iniciamos a atividade fazendo uma exposição teórica sobre o que é a pesquisa, como fazê-la e como deve se comportar o pesquisador no momento da entrevista, além disso, falamos um pouco dos novos arranjos familiares.
Após tal explanação, solicitamos aos alunos que formassem quatro grupos de cinco pessoas para produzir um roteiro de perguntas.  Tal roteiro deveria ser posteriormente aplicado a pessoas acima de 45 anos de idade, fazendo assim o levantamento de dados, com o objeto de pesquisar os novos arranjos familiares através das vivências dessas pessoas, as informações obtidas deveriam ser sistematizadas tendo como base bibliográfica o capitulo 12 do livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.  O relatório deve ser entregue a professora com peso de 0-4 pontos, além disso, os alunos também terão oportunidade de trazer para sala de aula alguns trechos das entrevistas que acharam mais interessante para expor e interagir com a turma.
Essa atividade foi bem aceita pelos alunos, que se mostraram interessados e empolgados com uma visão da sociologia de forma mais pratica. Agora aguardamos a entrega dos trabalhos ansiosos com as respostas que obtiveram e analises realizada.  


Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, outubro 02, 2012

No dia 14 de setembro de 2012, supervisionados pela professora Roberta Yoshimura, do Colégio David Mendes, os bolsistas: Ana Paula, Deise Brito, Juliana Nadjanara e Mardson Alves, divididos em duplas  realizaram a segunda  intervenção no colégio, referente a Desigualdade Social,  com três turmas de terceiro ano. Brasil: O País dos Contrastes foi o titulo da atividade realizada.
Para apresentar a desigualdade social no Brasil utilizou-se  de dados socioeconômicos atualizados,  bem como a explicação de alguns índices usados para tal medição.  Para fundamentar a discussão apresentamos o autor Karl Marx e sua teoria acerca da concentração de renda relacionada ao capitalismo. Buscamos  questionar os alunos, levando-os a refletir criticamente sobre a concentração de renda no país e suas conseqüências.  Após a explanação de dados e  discussões dos alunos, apresentamos aos estudantes duas músicas que revelam realidades distintas do pais: “Aquarela do Brasil” de Gal Costa, que apresenta um Brasil lindo, exaltando as qualidades físicas e culturais do brasileiro e “Cidadão”  de Zé Ramalho, onde se tem um Brasil que permite a exploração e o preconceito social. Após um breve debate, pedimos aos alunos  que analisassem por escrito as músicas  de forma comparativa, fundamentando suas analises no conteúdo trabalhado durante a aula. As análises  foram uma forma de avaliação com nota. Foi satisfatório para nós acompanharmos as discussões e posições criticas  dos alunos acerca da realidade em que vivem.