23 de set. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| domingo, setembro 23, 2012

Trabalhamos o conceito de cultura com os estudantes do segundo ano M4, partindo da utilização de sete músicas para debater como se dão as diferentes realidades culturais e a importância do reconhecimento desta diversidade. Apontamos como as culturas se formam e se estabelecem em regiões, tendo diferentes formas de expressão que caracterizam a percepção de mundo e forma de vida desta região. Através de três perguntas podemos coletar algumas informações sobre as preferências musicais e considerações sobre preconceitos criados sobre os seus ouvinte. O debate foi rico e percebemos como o ambiente familiar e social influenciam nos gostos musicais, destacando a importância do respeito à diferença e a necessidade de observar os limites que transformam a música em expressão de desafeto.

13 de set. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, setembro 13, 2012

No dia 31 de agosto de 2012, sob a supervisão da professora Rita de Cássia, do Colégio Estadual Manoel Novaes, seis novos bolsistas agrupados em duplas realizaram a atividade introdutória, “A construção do Conhecimento” em três turmas do 3º ano, respectivamente: Lorena Correia e Soraia Santos, Turma D; Ananda Cerqueira e Miguel de Jesús, Turma I; e, Ive de Carvalho e Rubens Ferreira, Turma H; com a orientação do bolsista Weslley Almeida.
A atividade foi iniciada com a apresentação do programa PIBID, bem como, dos novos bolsistas às turmas e uma discussão sobre a construção do conhecimento, salientando, entre outras coisas, que este é construído socialmente e que a sabedoria popular muitas vezes é o ponto de partida para uma posterior postulação científica. Após isso, foi realizado o “Jogo do Conhecimento”, onde – em todas as três turmas – os estudantes foram divididos em equipes e o jogo “Perfil” foi utilizado como ferramenta lúdica para exemplificação da construção conhecimento como um ato coletivo.
Em todas as turmas o envolvimento e participação dos estudantes com a atividade proposta, foram satisfatórios. 

6 de set. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, setembro 06, 2012
No dia 03 de setembro de 2012, no colégio ICEIA, supervisionados pela professora Natália, os bolsistas Élida, Saul e Patrícia realizaram uma atividade introdutória em duas turmas noturnas do citado colégio. Os bolsistas, primeiramente, apresentaram-se e também explicaram como funciona o PIBID. Logo em seguida, apresentaram-se slides que discutiam sobre a construção do conhecimento, que esse não é feito de um dia para o outro, sendo construído dia a dia e por diversas pessoas. Após essa discussão, os alunos se dividiram em quatro grupos e foi feito o jogo do perfil sociológico. Os alunos mostraram interesse pela atividade e participaram bastante da mesma.


3 de set. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, setembro 03, 2012

Os bolsistas Rebecca Cunha, Robellle Damasceno e Vanilton Caetano realizaram atividade com a turma do primeiro ano A, que consistiu de uma introdução do projeto e das discussões sobre a relação professor-aluno e o ensino básico. Os bolsistas foram apresentados a turma e falou-se brevemente sobre os objetivos do PIBID – Sociologia. Em seguida, foram distribuídas cópias da letra da música da cantora Pitty, Admirável Chip Novo. Após uma primeira leitura, a música foi reproduzida, e logo depois de ser apresentada, foi proposto aos alunos que sublinhassem três frases que julgassem mais importantes e que, logo após, explicitassem a razão pela qual as escolheram.  A turma colaborou para o andamento da atividade e alguns alunos falaram sobre as frases escolhidas, o que deu início a um diálogo sobre o pensar: influências midiáticas, comportamento, eleições, escola pública… Houveram intervenções dos alunos sobre o seu cotidiano, correlacionando com a música em questão. O professor de Sociologia Pedro Cardoso interviu ao final da atividade, falando sobre as frases que ele próprio havia sublinhado e falou um pouco sobre capitalismo, tema que seria introduzido na aula seguinte.