31 de ago. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sexta-feira, agosto 31, 2012

Hoje, dia 31/08/2012, supervisionados pela professora Cremilda Andrade, os bolsistas André Sobral Leonardo Santos e Luis Oliveira,  apresentaram no Colégio Central da Bahia uma atividade introdutória para apresentar o PIBID aos estudantes do segundo ano M4.

Possuindo dois horários de aula seguidos, houve bastante tempo para a aplicação da atividade, iniciada com o vídeo Another Brick in the Wall da banda Pink Floyd e seguida de breve discussão sobre a percepção da figura do professor e o papel da escola na sociedade como instituição, sua função e missão. A apresentação foi continuada com slides sobre a construção do conhecimento como participação coletiva na sociedade, destacando como o estudo é algo fundamental e dinâmico, produzido em conjunto e reproduzido ao longo do tempo. Por fim realizamos uma dinâmica para vivenciar a construção coletiva do conhecimento através do jogo Perfil, dividindo a turma em grupos e jogando o jogo, houve participação excelente e engajamento dos estudantes.

17 de ago. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sexta-feira, agosto 17, 2012
A pergunta "Quem é o professor de Sociologia em Salvador?" esteve pairando sobre nossas mentes por um longo período, produzindo certa inquietação a respeito dos atuais pontos fortes e carências apresentadas pelos profissionais na sala de aula. Partindo deste questionamento elaboramos um plano de pesquisa que pretende traçar um perfil dos professores que lecionam a matéria em escolas públicas e privadas da cidade, coletando assim dados que possam embasar futuros estudos e planejamentos a cerca dos conteúdos e materiais produzidos para a disciplina.
Após muitas reuniões e testes aperfeiçoamos e finalizamos o instrumento a ser utilizado, traduzido em um questionário e mapeamento das unidades escolares,  e agora começaremos a aplicação da pesquisa partindo para o campo, inicialmente visitaremos as unidades particulares e em seguida as públicas.

16 de ago. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, agosto 16, 2012
A seleção foi completada, tendo seu resultado divulgado pela PROGRAD através do site que pode ser acessado pelo link abaixo:

Os selecionados para integrar nosso programa foram:

Bolsistas:
Ana Paula Gomes Batista
Ananda Cerqueira Aleluia dos Santos
Élida Franco de Oliveira
Fabiane Cerqueira
Ive Cristine Pereira de Carvalho
Lorena Correia de Jesus
Luis Paulo Carvalho Pires de Oliveira
Miguel de Jesús Pereira Filho
Rebecca Ribeiro Patas da Cunha
Robelle Silva Damasceno
Rubens Ferreira da Silva Júnior
Saul Carlos Costa dos Santos
Soraia Santos da Silva

Supervisores e novas unidades escolares:
Cremilda Maria Andrade de Oliveira - Colégio Central
Natália Lima Figueirôa - Instituto Central de Educação Isaías Alves
Roberta Galiza Yoshimura - Colégio Estadual Professor David Mendes Pereira

Logo iniciaremos nossas atividades em todos os colégios parceiros apresentando os novos integrantes.