12 de out. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, outubro 12, 2011
Queridos alunos seguem abaixo os videos que prometemos na última intervenção, assistam e levem os questionamentos para a próxima atividade. Abraços!







Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, outubro 12, 2011

Nesta data trabalhamos com a temática: gênero. Repetindo a atividade que no ultimo ano foi um sucesso. Dando alicerce a aula, foi assistido por todos os bolsista, o vídeo do professor da UFMG Daniel Simião que trata da temática, dentre muitos dos seus argumentos utilizados no vídeo Simião cita Gloria Steinem  em: Se os homens menstruassem.
A aula foi pensada objetivando sua realização no auditório, porém por um pequeno problema tecnológico - leia-se vídeo corrompido - tivemos de expor da forma tradicional.
O tema foi tratado com base no esquema utilizado no ano passado,Refletindo sobre os conceitos: Papel de Gênero, Sexo, Gênero, Relação Sexual e Orientação Sexual. Todos os alunos receberam a xerox dos conceitos. Na lousa questões como classificação (mas e fem) como característica da cultura humana. O mundo sendo organizado entre estas classificações caracterizando as definições do papel de cada um na sociedade.
 Como disse-nos Lévi - Strauss em seu famoso exemplo do papel do homem e da mulher em sociedades tribais: "a mulher que era encarregada da semeadura e colheita dos alimentos e os homens da caça, mas que em outras sociedades com processos de desenvolvimento muito próximos os papeis podem ser invertidos". Atentando para observação que mesmo nestas sociedades existem elementos distintivos e que definem hierarquicamente uma sociedade. Tratando dos clãs de regiões vizinhas, atribuindo a cada clã um animal como ancestral, o clã A tendo como símbolo a águia e o clã B a serpente, como a águia voa, portanto esta no ar e acima da serpente que rasteja no solo, o clã A domina o B. Assim na sociedade ocidental dotada de valores predominantemente masculinos, os homens tem mais prestígio que as mulheres. No mundo do trabalho onde homens e mulheres ocupam o mesmo espaço, poucas são as profissões em que estes recebem os mesmo salários  Para criticar essa ordem é que Steinem escreve sua obra.
Foi abordado o papel da escola e da família como instituições dotadas da responsabilidade de formar o individuo solidário e tolerante. Atentando para o respeito com o outro, como para consigo mesmo.