28 de ago. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| domingo, agosto 28, 2011
Nos dias 25 e 26 de Agosto ocorreu nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, o I Seminário Integrado PIBID, juntamente com os PIBIDs de Filosofia e História, o evento obteve uma grande participação do público que nos dois dias estiveram presentes nas nossas apresentações e oficinas. Gostaríamos de agradecer aos nossos professores e alunos convidados que nos presentearam com seus trabalhos e assim possibilitaram o compartilhamento das experiencias, aos nossos estudantes da faculdade que estiveram presentes e a todos que trabalharam para a realização desse evento. Muito obrigado à todos e boa sorte em todos os PIBIDs.








8 de ago. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, agosto 08, 2011
Realizamos dia 05 de agosto, no colégio Manoel Novaes, com as turmas do 2° ano I e H uma atividade sobre violência, abordando a banalização da mesma e sua transformação em espetáculo televisivo, utilizamos duas músicas sobre o tema, palavras repetidas de autoria de Gabriel Pensador e Fé em Deus do rapper MC Duduzinho, ambas falam de diferentes perspectivas sobre nossa sociedade e a violência. Buscamos sensibilizar os estudantes para o drama humano por detrás dos espetáculos, utilizando a abordagem teórica de Karl Marx sobre a alienação.

4 de ago. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, agosto 04, 2011

O I Seminário Integrado Pibid Filosofia Sociologia História – Iniciação à docência: reflexão e ação é uma realização do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das Licenciaturas de Filosofia, Sociologia e História da UFBA 

O evento consiste na tentativa de abrir um diálogo entre bolsistas, professores da educação básica, professores do ensino superior, licenciandos e estudantes da escola pública sobre questões relativas às respectivas disciplinas e, ao mesmo tempo, valorizar um sentido mais amplo de interdisciplinaridade, já que ela é elemento importantíssimo para o desenvolvimento atual das práticas pedagógicas e objeto de grande relevância nas discussões deste evento.

Para tal, o I Seminário Integrado PIBID UFBA - Filosofia, Sociologia e História vai contar com diversos espaços de comunicação. Palestras que foquem a questão da educação no Ensino Médio; mini-cursos e oficinas que visem práticas pedagógicas ou a pesquisa-ação; apresentação de trabalhos dos bolsistas PIBID e apresentações culturais farão parte da programação proposta.


Inscrições: http://seminariopibidufbaffch.blogspot.com/
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, agosto 04, 2011
Na manhã do dia 12/07 na sala de eventos do colégio Manoel Novaes, ocorreu a primeira reunião com os coordenadores do projeto PIBID e os supervisores e coordenadores das áreas de atuação no colégio, além da direção. A coordenadora Institucional do Pibid, Alessandra Assis e a coordenadora de gestão de processos educacionais Soraia Lobo, abriram uma discussão sobre a avaliação do projeto na escola. Os professores e coordenadores de áreas apontaram questões que dificultavam os trabalhos e as soluções encontradas para resolvê-las. Um dos principais acordos está na maior interação entre as áreas que trabalham na unidade, além disso uma proposta de articulação entre SEC - IAT para a aplicação de cursos de extensão para o aperfeiçoamento dos docentes da rede.

3 de ago. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, agosto 03, 2011
No dia 29 de Julho estivemos novamente no colégio Manoel Novaes, onde aplicamos a atividade sobre mídia e sociedade, na qual trabalhamos o papel das mídias impressas, (Jornais) na sociedade baiana, até que ponto a mídia é isenta de personalidade? Analisamos os 3 principais jornais da cidade e a partir daí abrimos um debate sobre o tema, no qual todos os alunos participaram, o resultado foi mais uma vez excelente. agradecemos a todos e até a próxima!!
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, agosto 03, 2011
No dia 17 de Junho estivemos mais uma vez no colégio Manoel Novaes,  com a atividade sobre o meio ambiente, foi apresentado o vídeo "A  história das coisas", onde a partir desse ponto começamos a debater  a verdadeira cara do consumo e suas consequências, e como isso  implica na vida em sociedade. Os alunos aprovaram a dinâmica e  mais um bom resultado da atividade.