Para o III workshop de idéias PIBID-Sociologia "Bullying em ambiente escolar" com a professora Telma Brito Rocha especialista em bullying e cyberbullying. O evento ocorrerá no auditório do CRH na quarta-feira (01 de junho) às 11h da manhã e garantirá certificado ao público presente. Aguardamos a presença de todos.
30 de mai. de 2011
28 de mai. de 2011
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, maio 28, 2011
Segunda atividade em Plataforma!
Temas: Síndrome de burnout e bullying
.
Objetivo: Familiarizar os alunos da turma do 2º ano a respeito dos temas a partir dos textos que estão anexos a esse relatório.
Estratégia: A turma foi dividida em quatro grupos a partir de quatro cartões que estampavam os “sociólogos” Durkheim, Herbert de Souza (Betinho), Marx e Ruth Cardoso. Alunos e alunas agruparam-se a partir desses cartões. A divisão a partir dos cartões teve como objetivo provocar a mistura do grupo cuja divisão é notória. Em grupos monitorados pelos Profs. Pedro e Gustavo e pelos bolsistas, os textos (um tema para cada dois grupos) foram lidos e discutidos. Ao final da leitura e discussão, relatores de cada grupo foram à frente da turma a fim de divulgarem suas conclusões a partir das duas questões propostas: 1)De que forma a violência se apresenta no CEP em forma de bulllying? 2)Vocês acham que os professores do CEP podem ser vítimas desse tipo de violência?
Grupos: Karl Marx e Ruth Cardoso – burnout
Karl Marx
Associaram a síndrome ao desrespeito que professores e funcionários da escola são tratados. Falaram da experiência de professores que às vezes chegam à sala de aula e os alunos não dão a mínima importância. A aluna relatora citou a própria mãe que trabalha em uma escola do bairro de Praia Grande, é uma escola com mais de três mil alunos e ao chegar a casa após um dia de trabalho está exausta e desmotivada. A aluna completou que fora do ambiente de trabalho ou em dias de folga, a mãe é uma pessoa totalmente diferente, é legal, divertida. Outra aluna fez referência ao pai que é motorista de ônibus e age de maneira parecida com a mãe descrita antes.
Ruth Cardoso
Ao responderem as perguntas propostas citaram a professora X que é desrespeitada. Disseram que a síndrome de burnout pode ser causada em toda a comunidade escolar. Cobraram respeito dos alunos e alunas. Cobraram a aplicação da EDUCAÇÃO DOMÉSTICA na sala de aula. Disseram que às vezes, a própria desestrutura da sala de aula provoca situações estressantes, sinalizando para a falta de recursos, sujeira e indisciplina como as mais graves.
Grupos: Betinho e Durkheim – bullying
Betinho
Para o grupo o bullying se apresenta na forma de apelidos grosseiros que levam a pessoa a querer se excluir, a questionar a própria aparência. Sinalizou também para o desrespeito das pessoas diante da opção sexual dos colegas, “ninguém tem o direito de questionar a opção sexual dos outros”. Para exemplificar o que gera a violência usou a própria física – para toda ação cabe uma reação! Uma pessoa agredida responde com agressão. Os trotes também causam constrangimentos. Conclamaram a turma do 2º ano a refletir sobre as próprias atitudes e cobraram respeito recíproco.
Durkheim
Iniciaram a fala dizendo que os homens são diretos na provocação e que as mulheres provocam por meio de fofocas. Disseram que o ofensor não tem noção do sofrimento que causa! Disseram que o bullying no CEP se apresenta através da pressão reprimida que a pessoa sente. Apontaram as pessoas retraídas, tímidas, como as que mais sofrem bullying. As pessoas menos populares são as mais atacadas por atos de violência. Disseram que o praticante de bullying na verdade quer chamar atenção sobre si.
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, maio 28, 2011
Neste dia ocorreu a primeira atividade dos novos bolsistas do PIBID, ainda estranhos no Colégio Estadual Plataforma. Dois dos participantes já eram conhecidos e um deles, é o professor estagiário da turma onde foi realizada a atividade. As emoções eram as mais diversas... ansiedade, receio, estranhamento e muita expectativa diante do que seria feito, afinal, foi proposta uma atividade diferente e não havia como saber qual seria a reação dos alunos. As coisas aconteceram mais ou menos assim:
1º Ato
Kelly e Júlia são admitidas como alunas recém transferidas de outra cidade para a turma do segundo ano, são “adotadas” por alguns colegas que fazem questão de deixá-las à vontade, participam de trabalho em grupo, valendo nota, ouvem confidências diversas e inclusive o julgamento que fazem dos professores. Chega a hora do lanche – a merenda seria coletiva, cachorro quente levado para a escola pelos próprios alunos (costumam fazer esse tipo de confraternização), mas e as novatas que sequer contribuíram? Bobagem... são todos colegas e as meninas além de comer foram incentivadas a repetir caso ainda quisessem.
O intervalo terminou e era hora de outro grupo entrar em ação.
Entram os quatro: Gilda, Gustavo (o professor estagiário e membro do PIBID), Núbia e Joselinda; o Professor (efetivo) Pedro combinou que entraria depois. A sala estava em completa balbúrdia, o chão sujo por causa do lanche e os alunos bastante agitados. Um aluno fora buscar uma vassoura para varrer a sujeira e foi ajudado por uma colega. Sentaram-se todos, mas o alvoroço era intenso – compreensível, já que havia tanta gente estranha. Dois alunos preocuparam-se em oferecer cadeiras. A encenação poderia continuar.
2º Ato
O Professor Pedro entra na sala e senta na “ala leste”. Gustavo e Núbia já eram conhecidos e Joselinda deveria se apresentar. Foi combinado que Joselinda fingiria séria gaga, e depois das hostilizações, simularia nervosismo e choro. Nesse momento houve uma perda de controle (que estava prevista) e aí os “problemas começaram”, alguns alunos riam, gritavam (Kelly e Júlia começaram); outros ficaram absolutamente sérios e outros saíram da sala por não tolerarem tanto desrespeito. Joselinda, “Indignada”, sai da sala também, enquanto Gustavo foi em direção ao grupo hostil, liderado por Júlia e Kelly, ameaçando levar as duas para a Diretoria caso não parassem com aquele comportamento reprovável. O grupo interveio porque as duas não eram as únicas culpadas. O Professor Pedro usa sua autoridade e convida as duas “alunas” a trocarem de lugar com o professor estagiário e a pibidiana gaga, a fim de sentirem como é estar na frente de um grupo... Elas então se apresentam como pibidiana... e aí o alvoroço foi geral! Alguns reclamaram de traição, outros riram a valer e cada um tinha uma opinião diferente a respeito da encenação.
Porém, os ânimos foram se acalmando durante a apresentação das “atrizes” pibidianas, e depois de Joselinda (também “atriz”) se apresentar, desta vez sem gagueira. Então os pibidianos apresentaram suas propostas de atividades (que podem ser vistas no post apresentando o cronograma do PIBID Sociologia – CEP). A recepção acabou sendo boa. Mas...essa história continua...
25 de mai. de 2011
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, maio 25, 2011
Cinzas do ex-senador serão levadas para o Quilombo dos Palmare
A última homenagem em vida ao ex-senador foi a criação do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, lançado há 15 dias pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Com inscrições abertas até 19 de agosto, o prêmio vai contemplar as melhores reportagens sobre temas relacionados à população negra. (Fonte: Jornal A Tarde)
24 de mai. de 2011
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, maio 24, 2011
Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Projeto Interdisciplinar
TEMA: "A educação Ambiental: Uma Filosofia de Vida"
OBJETIVO GERAL: Compreender os principais fatores que podem interferir no equilíbrio ambiental, proporcionando estratégias para a construção de um ambiente sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer a composição da atmosfera e o processo Aquecimento ambiental
- Estudar os principais meios de poluição das águas e do solo;
- Conhecer os principais meios de tratamento e reciclagem do lixo urbano;
- Entender a influência da Revolução Industrial e evolução tecnológica na poluição ambiental.
- Analisar as ações antrópicas no meio ambiente urbano.
ETAPAS:
- Orientação dos professores;
- Eleição do slogan/logotipo para o projeto (06/06)
- Exposição dos trabalhos (13, 14 e 15/06)
METODOLOGIA:
AÇÕES COLETIVAS:
Todas as turmas deverão realizar as seguintes atividades:
Todas as turmas deverão realizar as seguintes atividades:
- Solicitação a órgãos competentes da implantação de lixeiras para a coleta seletiva do lixo;
- Lançamento do Jornal Ambiental – Membros de cada sala deverão integrar a equipe que confeccionará o jornal;
- Construção projeto paisagístico – Limpeza e plantio de mudas de plantas em alguns espaços;
- Gincana “Escola Limpa” – A conscientização de não jogar lixo nos espaços da escola (salas, corredores, etc.) para a conservação do ambiente;
- Confecção de lixeiras para as salas de aula;
- Realização da “QUADRILHA JUNINA SUSTENTÁVEL” - membros de cada sala, trajando roupas e acessórios reciclados;
- Eleição do “REI E RAINHA DO MILHO SUSTENTÁVEL”. Um casal de cada sala desfilará trajando roupas e acessórios reciclados;
- Concurso do slogan para o projeto – Cada sala se inscreverá com um slogan;
- Concurso de paródias e poemas – cada sala se inscreverá com um poema ou paródia;
- Construção de um blog para a publicação de fotos, vídeos, textos, etc;
- Contribuição na ornamentação da escola para as festas juninas, reutilizando e reciclando materiais;
- Exposição de alimentos alternativos, que proporcionam o aproveitamento integral, feitos de cascas, sementes, talos, etc.;
- Elaboração de uma agenda de compromisso para a construção de um espaço escolar sustentável;
AÇÕES INTERDISCIPLINARES POR SÉRIE:
1º ano
- MATEMÁTICA: A matemática da conta de água; Análise quantitativa do lixo
- FÍSICA: Poluição sonora (Acústica)
- QUÍMICA: A química dos materiais (vidros, plásticos, etc.); Projeção do filme “Tiros em Colombine”; Mesa debatedora sobre: Convivência, conservação e política
- BIOLOGIA: A importância da preservação dos cursos de água doce
- LÍNGUA PORTUGUESA:
- INGLÊS:
- ARTES:
- CIÊNCIAS HUMANAS: Catástrofes ambientais
2º ano
- MATEMÁTICA: A matemática da conta de água
- FÍSICA: Climatização; Sistemas de geração de energia
- QUÍMICA: Projeção do filme “A história das coisas”; Mesa debatedora sobre: Consumo, reciclagem e economia
- BIOLOGIA: Efeitos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente
- LÍNGUA PORTUGUESA:
- INGLÊS:
- ARTES:
- CIÊNCIAS HUMANAS: Ações antrópicas no meio ambiente urbano (produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador - História)
- MATEMÁTICA: Análise e interpretação de gráficos e tabelas envolvendo questões ambientais
- FÍSICA: Iluminação da escola
- QUÍMICA: Simulação ou apresentação de experimentos para a produção de PAPEL RECICLADO e SABÃO; Projeção do filme “HOME”; Mesa debatedora sobre: Sustentabilidade e saúde
- BIOLOGIA: Aquecimento global: Causas, efeitos e soluções
- LÍNGUA PORTUGUESA:
- INGLÊS:
- ARTES:
- CIÊNCIAS HUMANAS: Meio Ambiente Urbano - Produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador. (História- formação sócio-cultural do Bairro/Geografia- Análise espacial/Filosofia e Sociologia-relações sociais e cidadania na comunidade.
DATAS:
- Concurso do slogan/logotipo e parodia: 06/06
- Exposição: 13/06: 1º ano
14/06: 2º ano
15/06: 3º ano
- Horário: 8:30 14:30 e 19:00 (inicio das atividades)
AVALIAÇÃO:
- TOTAL: 4,0 pontos
- Ficha de avaliação (relatório) dos líderes da sala (1,0);
- Ficha de avaliação dos professores (3,0)
OBSERVAÇÕES:
- Os alunos serão avaliados pelos professores a respeito dos seguintes critérios: PONTUALIDADE, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO, CONTEÚDO E LIMPEZA.
- Por ser um projeto para a educação ambiental, é imprescindível que haja minimização na produção de lixo. Portanto, cada sala é responsável por:
- O destino dos materiais produzidos a instituições;
- A coleta seletiva de todo lixo produzido no trabalho e o seu encaminhamento para instituições de reciclagem ou estações de coleta seletiva.
- A não obediência aos aspectos acima, implicará em perda de pontuação pela sala;
- Todo material produzido (painéis, materiais reciclados, etc.) deverá estar identificado com a turma e turno;
21 de mai. de 2011
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, maio 21, 2011
Cronograma de atividades – CEP/2011
Data | Temática | Atividade |
29/04 | Reunião de planejamento | |
06/05 | Apresentação do trabalho e da equipe | Sensibilização através do teatro. Apresentação e sondagem sobre a violência na escola, expressa como bullying e burnout. |
13/05 | Estudo dirigido sobre o bullying e burnout | Leitura de texto em equipe para analogia com o cotidiano. |
20/05 | Aula de Pedro/Gustavo | Observação participante |
27/05 | Quando a violência é a lição... | Filme: Abordagem sobre o bullying na escola e seus possíveis efeitos. |
03/06 | Aula: violência contra meio ambiente | Dinâmica + Oficina de cartão ecológico |
10/06 | O que diz a Lei? | Atividade em grupo: Construção de um estatuto antiviolência para o CEP. |
17/06 | Aula de Pedro/Gustavo | |
08/07 | O papel do educador | Discussão baseada em literatura sobre o assunto. |
15/07 | Aula de Pedro/Gustavo | |
22/07 | Tarde da arte – Uma lição de paz | Produção de cartazes. Grafite em papel metro com temas antiviolência para exposição na escola, como “aquecimento” para o seminário do dia 14/08. |
29/07 | Aula de Pedro/Gustavo | |
12/08 | Aula de Pedro/Gustavo | |
14/08 | Violência e seus desdobramentos na comunidade escolar. | Seminário com palestras de várias áreas: Direito, Saúde, Psicologia, Serviço social, etc. |
19/08 | Avaliação das atividades realizadas | Questionário |
26/08 | Aula de Pedro/Gustavo | |
02/09 | A caminho da escola... | Oficina de Ludo |
09/09 | Aula de Pedro/Gustavo | |
16/09 | Aula de Pedro/Gustavo | |
30/09 | Política - instrumento de cidadania e de paz | Palestra com Prof. Convidado + Teatro sobre a Polis Grega. |
07/10 | SAC – A grande sacada do CEP! | Prática jurídica, estética, saúde, arte. Oficina de Ludo – Convite às famílias dos alunos. |
14/10 | "Ao Mestre, com carinho" | Homenagens aos educadores (professores e funcionários) + Lanche para confraternização. |
21/10 | Aula de Pedro/Gustavo | |
27/10 | Inauguração da Biblioteca (à tarde) | Happy Hour |
28/10 | Aula de Pedro/Gustavo | |
04/11 | Oficina de Ludo | |
11/11 | Aula de Pedro/Gustavo | |
18/11 | Às raízes da paz – Dia da consciência negra | Palestra com professor na FFCH (À tarde) |
14 de mai. de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)