30 de mai. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, maio 30, 2011
 Para o III workshop de idéias PIBID-Sociologia "Bullying em ambiente escolar" com a professora Telma Brito Rocha especialista em bullying e cyberbullying. O evento ocorrerá no auditório do CRH na quarta-feira (01 de junho) às 11h da manhã e garantirá certificado ao público presente.  Aguardamos a presença de todos.

28 de mai. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, maio 28, 2011
Segunda atividade em Plataforma!


Temas: Síndrome de burnout e bullying
.
Objetivo: Familiarizar os alunos da turma do 2º ano a respeito dos temas a partir dos textos que estão anexos a esse relatório.

Estratégia: A turma foi dividida em quatro grupos a partir de quatro cartões que estampavam os “sociólogos” Durkheim, Herbert de Souza (Betinho), Marx e Ruth Cardoso. Alunos e alunas agruparam-se a partir desses cartões. A divisão a partir dos cartões teve como objetivo provocar a mistura do grupo cuja divisão é notória. Em grupos monitorados pelos Profs. Pedro e Gustavo e pelos bolsistas, os textos (um tema para cada dois grupos) foram lidos e discutidos. Ao final da leitura e discussão, relatores de cada grupo foram à frente da turma a fim de divulgarem suas conclusões a partir das duas questões propostas: 1)De que forma a violência se apresenta no CEP em forma de bulllying?  2)Vocês acham que os professores do CEP podem ser vítimas desse tipo de violência?


Grupos: Karl Marx e Ruth Cardoso – burnout

Karl Marx
Associaram a síndrome ao desrespeito que professores e funcionários da escola são tratados. Falaram da experiência de professores que às vezes chegam à sala de aula e os alunos não dão a mínima importância. A aluna relatora citou a própria mãe que trabalha em uma escola do bairro de Praia Grande, é uma escola com mais de três mil alunos e ao chegar a casa após um dia de trabalho está exausta e desmotivada. A aluna completou que fora do ambiente de trabalho ou em dias de folga, a mãe é uma pessoa totalmente diferente, é legal, divertida. Outra aluna fez referência ao pai que é motorista de ônibus e age de maneira parecida com a mãe descrita antes.

Ruth Cardoso
Ao responderem as perguntas propostas citaram a professora X que é desrespeitada. Disseram que a síndrome de burnout pode ser causada em toda a comunidade escolar. Cobraram respeito dos alunos e alunas. Cobraram a aplicação da EDUCAÇÃO DOMÉSTICA na sala de aula. Disseram que às vezes, a própria desestrutura da sala de aula provoca situações estressantes, sinalizando para a falta de recursos, sujeira e indisciplina como as mais graves.


Grupos: Betinho e Durkheim – bullying

Betinho
 Para o grupo o bullying se apresenta na forma de apelidos grosseiros que levam a pessoa a querer se excluir, a questionar a própria aparência. Sinalizou também para o desrespeito das pessoas diante da opção sexual dos colegas, “ninguém tem o direito de questionar a opção sexual dos outros”. Para exemplificar o que gera a violência usou a própria física – para toda ação cabe uma reação! Uma pessoa agredida responde com agressão. Os trotes também causam constrangimentos. Conclamaram a turma do 2º ano a refletir sobre as próprias atitudes e  cobraram respeito recíproco.

Durkheim
Iniciaram a fala dizendo que os homens são diretos na provocação e que as mulheres provocam por meio de fofocas. Disseram que o ofensor não tem noção do sofrimento que causa! Disseram que o bullying no CEP se apresenta através da pressão reprimida que a pessoa sente. Apontaram as pessoas retraídas, tímidas, como as que mais sofrem bullying. As pessoas menos populares são as mais atacadas por atos de violência. Disseram que o praticante de bullying na verdade quer chamar atenção sobre si.
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, maio 28, 2011
Neste dia ocorreu a primeira atividade dos novos bolsistas do PIBID, ainda estranhos no Colégio Estadual Plataforma. Dois dos participantes já eram conhecidos e um deles, é o professor estagiário da turma onde foi realizada a atividade. As emoções eram as mais diversas... ansiedade, receio, estranhamento e muita expectativa diante do que seria feito, afinal, foi proposta uma atividade diferente e não havia como saber qual seria a reação dos alunos. As coisas aconteceram mais ou menos assim:


1º Ato

Kelly e Júlia são admitidas como alunas recém transferidas de outra cidade para a turma do segundo ano, são “adotadas” por alguns colegas que fazem questão de deixá-las à vontade, participam de trabalho em grupo, valendo nota, ouvem confidências diversas e inclusive o julgamento que fazem dos professores. Chega a hora do lanche – a merenda seria coletiva, cachorro quente levado para a escola pelos próprios alunos (costumam fazer esse tipo de confraternização), mas e as novatas que sequer contribuíram? Bobagem... são todos colegas e as meninas além de comer foram incentivadas a repetir caso ainda quisessem.

O intervalo terminou e era hora de outro grupo entrar em ação.

Entram os quatro: Gilda, Gustavo (o professor estagiário e membro do PIBID), Núbia e Joselinda; o Professor (efetivo) Pedro combinou que entraria depois. A sala estava em completa balbúrdia, o chão sujo por causa do lanche e os alunos bastante agitados. Um aluno fora buscar uma vassoura para varrer a sujeira e foi ajudado por uma colega. Sentaram-se todos, mas o alvoroço era intenso – compreensível, já que havia tanta gente estranha. Dois alunos preocuparam-se em  oferecer cadeiras. A encenação poderia continuar.


2º Ato

O Professor Pedro entra na sala e senta na “ala leste”. Gustavo e Núbia já eram conhecidos e Joselinda deveria se apresentar. Foi combinado que Joselinda fingiria séria gaga, e depois das hostilizações, simularia nervosismo e choro. Nesse momento houve uma perda de controle (que estava prevista) e aí os “problemas começaram”, alguns alunos riam, gritavam (Kelly e Júlia começaram); outros ficaram absolutamente sérios e outros saíram da sala por não tolerarem tanto desrespeito. Joselinda, “Indignada”, sai da sala também, enquanto Gustavo foi em direção ao grupo hostil, liderado por Júlia e Kelly, ameaçando levar as duas para a Diretoria caso não parassem com aquele comportamento reprovável. O grupo interveio porque as duas não eram as únicas culpadas. O Professor Pedro usa sua autoridade e convida as duas “alunas” a trocarem de lugar com o professor estagiário e a pibidiana gaga, a fim de sentirem como é estar na frente de um grupo... Elas então se apresentam como pibidiana... e aí o alvoroço foi geral! Alguns reclamaram de traição, outros riram a valer e cada um tinha uma opinião diferente a respeito da encenação.

     Porém, os ânimos foram se acalmando durante a apresentação das “atrizes” pibidianas, e depois de Joselinda (também “atriz”) se apresentar, desta vez sem gagueira. Então os pibidianos apresentaram suas propostas de atividades (que podem ser vistas no post apresentando o cronograma do PIBID Sociologia – CEP). A recepção acabou sendo boa. Mas...essa história continua...

25 de mai. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, maio 25, 2011
Cinzas do ex-senador serão levadas para o Quilombo dos Palmares
Cinzas do ex-senador serão levadas para o Quilombo dos Palmare

O corpo do ex-senador Abdias Nascimento será velado a partir das 18h de amanhã, 26, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na Cinelândia, Centro da cidade. Na sexta-feira, 27, às 11h, o corpo seguirá para o crematório da Santa Casa de Misericórdia, no Caju, zona norte do Rio. Um dos maiores ativistas da luta pela cidadania dos negros no Brasil, Abdias Nascimento morreu às 22h50 da última segunda-feira, 23, no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), aos 97 anos, vítima de complicações decorrentes de diabetes.
A cremação, agendada para as 13h30 de sexta-feira, será uma cerimônia restrita a familiares e amigospróximos. Em cumprimento a um desejo do próprio Abdias, suas cinzas serão levadas para a Serra da Barriga, em Alagoas, local do maior centro da resistência negra no Brasil, o Quilombo dos Palmares.
Nascido em 1914, no município de Franca (SP), Abdias Nascimento começou a luta pela igualdade racial ainda estudante, na capital paulista, onde em 1936 foi preso por protestar contra a exigência de entrar numa boate pela porta dos fundos, por ser negro. Em 1944, já vivendo no Rio de Janeiro, ele fundou o Teatro Experimental do Negro. Além de ator e dramaturgo, foi jornalista, escritor e artista plástico.
O ativista sofreu pressões durante a ditadura militar e ficou exilado 13 anos nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, Abdias Nascimento iniciou carreira política, foi deputado federal, nos anos 80, e senador, de 1991 a 1992 e de 1997 a 1999 pelo PDT.
A última homenagem em vida ao ex-senador foi a criação do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, lançado há 15 dias pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Com inscrições abertas até 19 de agosto, o prêmio vai contemplar as melhores reportagens sobre temas relacionados à população negra. (Fonte: Jornal A Tarde)

24 de mai. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, maio 24, 2011

Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes

Projeto Interdisciplinar 

TEMA: "A educação Ambiental: Uma Filosofia de Vida" 

OBJETIVO GERAL: Compreender os principais fatores que podem interferir no equilíbrio ambiental, proporcionando estratégias para a construção de um ambiente sustentável. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conhecer a composição da atmosfera e o processo Aquecimento ambiental  
  • Estudar os principais meios de poluição das águas e do solo;  
  • Conhecer os principais meios de tratamento e reciclagem do lixo urbano;  
  • Entender a influência da Revolução Industrial e evolução tecnológica na poluição ambiental. 
  • Analisar as ações antrópicas no meio ambiente urbano. 
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. 


ETAPAS: 
  • Orientação dos professores; 
  •  Eleição do slogan/logotipo  para o projeto (06/06)  
  • Exposição dos trabalhos (13, 14 e 15/06)


METODOLOGIA:
           
AÇÕES COLETIVAS:  
Todas as turmas deverão realizar as seguintes atividades:


  • Solicitação a órgãos competentes da implantação de lixeiras para a coleta seletiva do lixo; 
  • Lançamento do Jornal Ambiental – Membros de cada sala deverão integrar a equipe que confeccionará o jornal;
  • Construção projeto paisagístico – Limpeza e plantio de mudas de plantas em alguns espaços; 
  • Gincana “Escola Limpa” – A conscientização de não jogar lixo nos espaços da escola (salas, corredores, etc.) para a conservação do ambiente;
  • Confecção de lixeiras para as salas de aula;
  • Realização da “QUADRILHA JUNINA SUSTENTÁVEL” - membros de cada sala, trajando roupas e acessórios reciclados;
  • Eleição do “REI E RAINHA DO MILHO SUSTENTÁVEL”. Um casal de cada sala desfilará trajando roupas e acessórios reciclados; 
  • Concurso do slogan para o projeto – Cada sala se inscreverá com um slogan;
  • Concurso de paródias e poemas – cada sala se inscreverá com um poema ou paródia;
  • Construção de um blog para a publicação de fotos, vídeos, textos, etc;
  • Contribuição na ornamentação da escola para as festas juninas, reutilizando e reciclando materiais; 
  • Exposição de alimentos alternativos, que proporcionam o aproveitamento integral, feitos de cascas, sementes, talos, etc.;
  • Elaboração de uma agenda de compromisso para a construção de um espaço escolar sustentável; 


AÇÕES INTERDISCIPLINARES POR SÉRIE:
1º ano 


  • MATEMÁTICA: A matemática da conta de água; Análise quantitativa do lixo
  •  FÍSICA: Poluição sonora (Acústica)
  • QUÍMICA: A química dos materiais (vidros, plásticos, etc.); Projeção do filme “Tiros em Colombine”; Mesa debatedora sobre: Convivência, conservação e política
  • BIOLOGIA: A importância da preservação dos cursos de água doce
  • LÍNGUA PORTUGUESA:
  • INGLÊS:
  • ARTES:
  • CIÊNCIAS HUMANAS: Catástrofes ambientais
2º ano 
  • MATEMÁTICA: A matemática da conta de água
  • FÍSICA: Climatização; Sistemas de geração de energia
  • QUÍMICA: Projeção do filme “A história das coisas”; Mesa debatedora sobre: Consumo, reciclagem e economia
  • BIOLOGIA: Efeitos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente
  • LÍNGUA PORTUGUESA:
  •  INGLÊS:
  • ARTES:
  • CIÊNCIAS HUMANAS: Ações antrópicas no meio ambiente urbano (produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador - História) 
3º ano
  • MATEMÁTICA: Análise e interpretação de gráficos e tabelas envolvendo questões ambientais
  • FÍSICA: Iluminação da escola
  • QUÍMICA: Simulação ou apresentação de experimentos para a produção de PAPEL RECICLADO e SABÃO; Projeção do filme “HOME”; Mesa debatedora sobre: Sustentabilidade e saúde
  • BIOLOGIA: Aquecimento global: Causas, efeitos e soluções
  • LÍNGUA PORTUGUESA:
  • INGLÊS:
  • ARTES:
  • CIÊNCIAS HUMANAS: Meio Ambiente Urbano - Produção de um documentário sobre alguns bairros de Salvador. (História- formação sócio-cultural do Bairro/Geografia- Análise espacial/Filosofia e Sociologia-relações sociais e cidadania na comunidade.
DATAS:

  1. Concurso do slogan/logotipo e parodia: 06/06
  1. Exposição:  13/06: 1º ano
     14/06: 2º ano
                            15/06: 3º ano

  1. Horário: 8:30  14:30  e 19:00 (inicio das atividades) 
AVALIAÇÃO:

  1. TOTAL: 4,0 pontos
  1. Ficha de avaliação (relatório) dos líderes da sala (1,0);
  1. Ficha de avaliação dos professores (3,0)
OBSERVAÇÕES:

  • Os alunos serão avaliados pelos professores a respeito dos seguintes critérios: PONTUALIDADE, CRIATIVIDADE, ORGANIZAÇÃO, CONTEÚDO E LIMPEZA.
  • Por ser um projeto para a educação ambiental, é imprescindível que haja minimização na produção de lixo. Portanto, cada sala é responsável por:
  1. O destino dos materiais produzidos a instituições;
  2. A coleta seletiva de todo lixo produzido no trabalho e o seu encaminhamento para instituições de reciclagem ou estações de coleta seletiva.
  • A não obediência aos aspectos acima, implicará em perda de pontuação pela sala;
  • Todo material produzido (painéis, materiais reciclados, etc.) deverá estar identificado com a turma e turno;

21 de mai. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, maio 21, 2011
Cronograma de atividades – CEP/2011

Data
Temática
Atividade
29/04
Reunião de planejamento

06/05
Apresentação do trabalho e da equipe
Sensibilização através do teatro. Apresentação e sondagem sobre a violência na escola, expressa como bullying e burnout.
13/05
Estudo dirigido sobre o bullying e burnout
Leitura de texto em equipe para analogia com o cotidiano.
20/05
Aula de Pedro/Gustavo
Observação participante
27/05
Quando a violência é a lição...
Filme:

Abordagem sobre o bullying na escola e seus possíveis efeitos.
03/06
Aula: violência contra meio ambiente
Dinâmica + Oficina de cartão ecológico
10/06
O que diz a Lei?
Atividade em grupo: Construção de um estatuto antiviolência para o CEP.
17/06
Aula de Pedro/Gustavo

08/07
O papel do educador
Discussão baseada em literatura sobre o assunto.
15/07
Aula de Pedro/Gustavo

22/07
Tarde da arte – Uma lição de paz
Produção de cartazes. Grafite em papel metro com temas antiviolência para exposição na escola, como “aquecimento” para o seminário do dia 14/08.
29/07
Aula de Pedro/Gustavo

12/08
Aula de Pedro/Gustavo

14/08
Violência e seus desdobramentos na comunidade escolar.
Seminário com palestras de várias áreas: Direito, Saúde, Psicologia, Serviço social, etc.
19/08
Avaliação das atividades realizadas
 Questionário
26/08
Aula de Pedro/Gustavo

02/09
A caminho da escola...
Oficina de Ludo
09/09
Aula de Pedro/Gustavo

16/09
Aula de Pedro/Gustavo

30/09
Política - instrumento de cidadania e de paz
Palestra com Prof. Convidado + Teatro sobre a Polis Grega.
07/10
SAC – A grande sacada do CEP!
Prática jurídica, estética, saúde, arte. Oficina de Ludo – Convite às famílias dos alunos.
14/10
"Ao Mestre, com carinho"
Homenagens aos educadores (professores e funcionários) + Lanche para confraternização.
21/10
Aula de Pedro/Gustavo

27/10
Inauguração da Biblioteca (à tarde)
Happy Hour
28/10
Aula de Pedro/Gustavo

04/11
Oficina de Ludo

11/11
Aula de Pedro/Gustavo

18/11
Às raízes da paz – Dia da consciência negra
Palestra com professor na FFCH (À tarde)

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, maio 21, 2011

14 de mai. de 2011

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, maio 14, 2011
Olá amigos, este é o novo canal de comunicação do PIBID Sociologia com o público geral. Todas as informações sobre os projetos, as atividades e os membros do PIBID serão postadas nesse endereço. Em breve voltaremos com novidades.